Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

São Paulo recebe a Greenbuilding Brasil 2016, sétima edição do maior evento da construção sustentável da América Latina

Evento lançará o novo Anuário da Construção Sustentável e apresentará palestras e sessões educacionais sobre leis ambientais, materiais e projetos arquitetônicos verdes

A sétima edição da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016, principal evento da construção sustentável da América Latina, será realizada de 09 a 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. A programação da edição deste ano inclui o lançamento do novo Anuário da Construção Sustentável, a instalação de uma Casa Conceito com exposição de materiais e produtos sustentáveis e a presença do ministro emérito e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, como keynote speaker da solenidade de abertura.

A palestra de Joaquim Barbosa abordará o conceito geral proposto para o evento “O Poder da Transformação em suas Mãos”, uma reflexão sobre a iniciativa de cada indivíduo, dos profissionais e das instituições para produzir mudanças em culturas e crenças enraizadas, especiamente em tempos de crise. Além do ex-presidente do STF, a abertura terá a participação do arquiteto italiano Michele Olivieri, de Bolonha. O profissional compõe o grupo do renomado escritório de Mario Cucinella, arquiteto respeitado por projetos que alinham a busca por soluções de maior conforto com menos energia, menos poluição e menos desperdício.

Durante a Greenbuilding Brasil 2016 será lançado o Anuário da Construção Sustentável, produzido pelo Green Building Council United States (USGBC) e pelo GBC Brasil, organização não governamental que realiza o evento e é responsável pelas certificações de empreendimentos sustentáveis. A edição de 2016 traz o crescimento e os comparativos da certificação LEED entre diversos países e debate a sustentabilidade como a maior oportunidade de negócios do século 21. O Brasil está em 4º lugar neste ranking. “O ano de 2016 registrou o segundo melhor índice de certificação de projetos de construção sustentável, com 81 novos projetos, atrás apenas de 2012. O número também está maior entre o setor de varejo e plantas industriais, de distribuição logística, mostrando um mercado e um caminho de crescimento por vir”, adianta Felipe Faria, diretor do GBC Brasil.

Uma programação completa de sessões educacionais convida o público a conhecer novas tecnologias, conceitos e possibilidades na construção sustentável, em palestras realizadas das 9h30 às 18h30, nos três dias de duração do evento. No segundo dia, 10 de agosto, às 7horas, o Women in Green Power Breakfast, um café da manhã dedicado às mulheres que militam pela sustentabilidade abrirá a conferência.

A União Europeia, por meio do projeto Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), iniciará na feira o programa de Missões de Matchmaking, que contará com um total de oito encontros empresariais até o final de 2017. O primeiro evento reunirá 55 pequenas e médias empresas da Europa e do Brasil que atuam na área de energia eficiente na construção civil e na indústria. A ideia é que esses empreendimentos possam firmar acordos de cooperação com foco na utilização de tecnologias de baixa emissão de carbono. As participantes europeias são da Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Eslovênia, Espanha, Portugal, Hungria e Itália.  Do Brasil, a Missão terá 38 PMEs com sedes distribuídas por todos os estados das regiões Sul e Sudeste do país, e também de Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, na região Nordeste. 

Casa Conceito

Pela primeira vez na exposição, uma Casa Conceito foi montada sob os itens de sustentabilidade avaliados para a certificação de residências. A Casa Conceito instrui sobre a aplicação de materiais e produtos, como madeiras com certificação FSC, torneiras e utensílios inteligentes, além de piso e películas para conservação do clima do ambiente. O projeto foi desenvolvido pela Ca2, consultoria especializada em arquitetura sustentável e RVA arquitetura, em parceria com o GBC Brasil.

Visitas técnicas

Ainda dentro da programação do evento, serão realizadas visitas técnicas a empreendimentos com certificação LEED na cidade de São Paulo e que estão no top 10 em construções sustentáveis no país. Os dois roteiros para visitas, que acontecem no dia 12 de agosto, levam profissionais interessados em aprimorar e visualizar na prática a aplicação dos conceitos e materiais apresentados na feira, além de ter contato com quem opera esses sistemas e observar as dificuldades ou semelhanças com seus próprios projetos e construções.

Sala Saúde e Bem-estar

Pensando na influência dos edifícios na vida e na saúde dos indivíduos, assim como estuda a certificação WELL, a sétima edição da Greenbuilding Brasil contará com uma sala montada exclusivamente para estimular o contato com a natureza e auxiliar no bem estar. O espaço terá uma parede verde para promover a Biofilia, uma vez que a presença do verde em ambientes melhora o bem estar e tem impacto no sistema nervoso dos ocupantes, bolas de pilates para uso público, estimulando a ergonomia e o fitness, umidificador de ambiente e frutas à disposição.

Expo Stage Hall

A Expo Stage Hall será um espaço no pavilhão dedicado a palestras exclusivas, organizadas e programadas para oferecerem aos visitantes conversas rápidas sobre novidades e atualização no mercado, apresentando produtos, materiais e novas tecnologias. Membros do USGBC também farão apresentações sobre o futuro e as certificações na América do Norte. A participação é livre mediante ordem de chegada e lugares disponíveis para cada debate.

Também no espaço de exposição, os visitantes verão o estande do Ministério do Meio Ambiente com apresentações de cases e resultados do Projeto 3E – Eficiência Energética em Edificações. As curtas palestras são gratuitas para o público presente na feira. O Pavilhão Italiano, responsável pela presença do arquiteto Micheli Olivieri, trará empresas de construção do país para trocarem experiências sobre placas fotovoltaicas e outras tecnologias dominadas pelos europeus com profissionais brasileiros.

A WWF – World Wildlife Fund terá uma programação especial sobre a certificação FSC para materiais de madeira na ação Madeira é Legal. O público também poderá participar da Wood Seminar, palestras dedicadas sobre a aplicação da madeira em construções sustentáveis e o manejo correto.  

Estandes como o da BMW mostram ainda o futuro não só da construção, mas também da mobilidade sustentável.

Eventos simultâneos

Além da Greenbuilding Brasil 2016, o SP Expo Center abrigará também nos dias 09, 10 e 11 de agosto a High Design – Home & Office Expo, feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, com palestras e exposições. A feira é o evento âncora do DW! – São Paulo Design Weekend, o maior festival urbano de design da América Latina.

Entre os destaques, o projeto Acre, Made in Amazônia terá seu lançamento oficial e a exposição de uma linha de móveis produzidos com madeiras nativas da região do Acre e certificadas pelos selos de FSC (Forest Stewardship Council) e FSC Comunitário, uma modalidade exclusiva de produtos de florestas manejadas por pequenos produtores ou comunidades.

O objetivo do programa é aproveitar a riqueza e a biodiversidade dos recursos naturais da Floresta Amazônica. A iniciativa do governo do Estado do Acre contará com a presença do governador Tião Viana para lançamento oficial, no dia 09 de agosto, às 14h30.   

Também será realizado no espaço o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores, tradicional evento organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores desde 1996, e a exibição dos vencedores do Prêmio Salão Design, uma premiação de design de produtos.

A Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional e Expo é aberta à participação da Imprensa. Para se credenciar envie um email com nome, veículo, CPF e telefone de contato. 

Serviço

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016
Data: 9 a 11 de agosto de 2016
Horário da Exposição: 10h às 20h
Horário do Congresso: 9h30 às 18h30
Local: SP Expo Exhibition & Convention Center.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo