Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gás Natural

São Paulo Expo é o primeiro centro de eventos do Brasil a adotar o sistema de cogeração a gás natural

Projeto realizado em parceria com a Comgás será capaz de gerar energia elétrica e climatizar ambiente do pavilhão

São Paulo Expo é o primeiro centro de eventos do Brasil a adotar o sistema de cogeração a gás natural

Com capacidade de produzir até 6 megawatts (MW) de energia elétrica e de climatizar toda a área de exposições, foi inaugurado nesta segunda-feira, 31 de outubro, o sistema de cogeração a gás natural do São Paulo Expo, maior centro de eventos do Brasil, localizado na capital paulista.

O evento contou com a presença do secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, que representou o governador Geraldo Alckmin, do diretor de Operações do São Paulo Expo, Daniel Galante, e do presidente da Comgás, Nelson Gomes. A Companhia de Gás de São Paulo é parceira do empreendimento administrado pelo grupo francês GL events.

“O gás natural é uma forma segura e barata de gerar energia elétrica. Estamos trabalhando em conjunto com os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul para ampliar a participação do gás natural na matriz energética nacional e exemplos como este do São Paulo Expo é um incentivo aos empresários a realizar a cogeração a gás”, disse Meirelles.

O projeto, que entra em operação a partir de novembro no Salão do Automóvel, é o primeiro sistema de cogeração de um centro de exposições no Brasil. “Fizemos um levantamento que nos mostrou que o gás natural traria ganhos de eficiência energética e econômicos, além de ser um método sustentável. Para um espaço do porte do São Paulo Expo, que anualmente recebe milhões de visitantes em eventos de alto padrão, foi a escolha apropriada para oferecer conforto aos clientes”, afirma Timperio.

O projeto prevê uma capacidade de três geradores de 2 MW da General Eletric. Em paralelo, aproveitando o calor dos motores, funcionará um sistema de refrigeração da LG, com um chiller de absorção de 900 TRs. O equipamento produzirá parte da água gelada utilizada no processo de climatização — tarefa que terá o reforço de outros dois chillers de absorção de queima direta, cada um com 1.100 TRs. As obras para a construção de dois quilômetros de rede levaram aproximadamente um mês.

A cogeração a gás natural custa aproximadamente 60% da energia elétrica convencional e 40% da opção de geradores a diesel. “A Comgás proporcionou ao São Paulo Expo a melhor solução entre as alternativas existentes, em condições muito mais competitivas. Disponibilizamos o serviço, a versatilidade e a segurança do gás natural e contribuímos prestando consultoria em todas as etapas do processo. Foi assim que surgiu a proposta de cogeração”, afirma o presidente da Comgás, Nelson Gomes.

O volume de consumo de gás natural mensal é estimado em 160 mil metros cúbicos, o que seria suficiente para abastecer 12.300 casas com consumo médio de 13 metros cúbicos por mês. A cogeração também alivia o sistema de geração elétrica. Para alimentar a mesma energia seria necessária uma potência de 9 MW (considerando gerador e chillers), com um consumo de aproximadamente 810 MWh por mês.

O uso de gás natural para cogeração conta com uma tarifa diferenciada frente a outros segmentos. Por deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que entrou em vigor em 3 de outubro deste ano, a redução de tarifa para cogeração pode variar entre 9% e 12%, conforme a faixa de consumo.

Com os dois ajustes nas tarifas da Comgás ocorridas em 31/05 e 03/10, a redução para a faixa de consumo da São Paulo Expo acumula uma queda de 25%.

Sobre a cogeração

A cogeração a gás natural é o processo mais eficiente de produção de energia, por permitir o aproveitamento de subprodutos energéticos em outras aplicações. É especialmente indicada para empreendimentos que buscam competitividade operacional, autossuficiência energética, segurança, qualidade da energia elétrica e sustentabilidade.

Um sistema de cogeração funciona a partir de uma turbina a gás natural ou de um motogerador.  O aproveitamento térmico proporcionado a partir dessa geração pode ser aplicado em outras utilidades para o mercado industrial ou para o comércio e serviços. Em geral, as aplicações mais comuns são geração de vapor, água quente e água gelada (ar condicionado).

Além das vantagens econômicas, a cogeração a gás natural aumenta a confiabilidade energética. O paralelismo da concessionária elétrica garante que um empreendimento sempre tenha energia — a rede elétrica se transforma em um backup.

Para o País, sistemas de geração distribuída — como se chama a geração elétrica realizada junto ou próxima dos consumidores, minimizando as perdas de energia do sistema de transmissão e distribuição — contribui para a diminuição da carga elétrica interligada, ajudando a postergar novos investimentos em geração e transmissão. O sistema tem ainda benefícios ambientais em relação ao uso de geradores movidos a diesel.

Sobre a São Paulo Expo

Administrado pelo grupo francês GL events, o São Paulo Expo é o mais novo centro de exposições, congressos e convenções da capital paulista. Com uma área de 100 mil metros quadrados, o complexo arquitetônico é multifuncional, capaz de sediar feiras de negócios e de público, congressos e eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimento.

A GL events investiu R$ 410 milhões em sua modernização e ampliação, concluída no final de abril de 2016. O projeto consistiu na reforma do pavilhão existente de 40 mil metros quadrados e na construção de outros 50 mil de área de exposição e mais 10 mil metros quadrados de centro de convenções. Outra inovação foi o edifício garagem com 5 mil vagas, sendo 4,5 mil cobertas, tornando-se o maior estacionamento coberto do Brasil.