Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Saiba o que é um painel solar: veja tipos

A energia solar está ganhando seu espaço entre as opções de energia limpa disponíveis no mercado.

Saiba o que é um painel solar: veja tipos

A energia solar está ganhando seu espaço entre as opções de energia limpa disponíveis no mercado. Segundo o especialista em soluções em energia solar, Rogério Matsumoto, isso ocorre porque, com os avanços tecnológicos e a mudança de pensamento em relação ao uso de energias renováveis, os custos dos diferentes tipos de painel solar têm sido reduzidos.

“No Brasil, o custo de materiais tem sido reduzido devido ao aumento do investimento feito pelas empresas. O grande problema da energia no país chega a ser histórico. O preço da eletricidade chegou a 50% acima da inflação de 1995 a 2017”, comentou.

No mercado dos painéis solares, existe uma grande variedade de modelos e tipos. Eles são a principal tecnologia utilizada para obtenção de energia solar.

Conceito e tipos de painel solar

Painéis solares, ou placas solares, são dispositivos produzidos para captar e transformar a irradiação do sol em energia elétrica ou fontes de calor. Como são duas formas de utilização, há também dois tipos diferentes de painéis: os fotovoltaicos e os térmicos.

Painéis fotovoltaicos: são compostos por células fotovoltaicas que transformam fótons em eletricidade. Essa transformação é chamada de efeito fotovoltaico. As células que compõem esse modelo de painel solar podem ser constituídas por arseniato de gálio ou silício cristalino. O silício é o material mais barato e também o mais utilizado atualmente.

Painéis térmicos: interceptam as ondas eletromagnéticas do sol para transformá-las em energia térmica. São constituídos por tubos de cobre que possuem a função de passar o calor adquirido para o fluido de trabalho que estiver percorrendo pelo sistema. Quando o fluido chega a um nível adequado de aquecimento, ele é transferido para o permutador de calor. Os painéis térmicos são mais utilizados para aquecimento de água em uso doméstico, piscinas ou indústrias.

Curiosidade: existem também os chamados painéis solares mistos. Como o nome sugere, é um modelo que une painéis solares fotovoltaicos e térmicos.

“Quem busca reduzir o custo de energia comercial ou residencial, vale a pesquisar por empresas especializadas. Empresas como a Cogera Energia, especializada em soluções em energia solar podem ajudar”, complementa Rogério.