Ranking

Rio Grande do Sul é o terceiro estado que mais investe em energia solar no Brasil

Desde 2012, quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou as regras de geração distribuída, o setor de energia solar no Rio Grande do Sul cresceu 18 vezes, o equivalente a 198%. Essa tecnologia que reduz os custos com a energia elétrica é o desejo de 89% dos brasileiros, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e pelo Ibope, em 2017.

Segundo projeções da Aneel são esperados cerca de 887 mil sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil até 2024. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado que mais utiliza energia solar. Até o final de 2018, foram instalados 3.529 sistemas de energia solar residencial, 1.152 comerciais, 185 industriais e 300 em áreas rurais, gerando 60.340 kW de energia limpa. A região sulista fica atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, com 7.815 e 7.689 sistemas residenciais, industriais e rurais de energia solar instalados, respectivamente.

A diminuição dos preços dos equipamentos de energia solar e a facilidade para conseguir financiamentos no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e demais instituições brasileiras são alguns dos fatores que têm atraído cada vez mais pessoas físicas e jurídicas para o setor de energia fotovoltaica.  A rede de supermercados regional Asun é uma das empresas que se rendeu à energia renovável e investiu, em dezembro de 2018, em seis inversores Fronius ECO de 27 kW, dimensionados para 219,45kWp (leia-se Kilowatt pico). A instalação foi realizada pela HCC Engenharia Elétrica, em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto prevê redução de custos anual de R$ 200 mil.

Para o engenheiro eletricista, Luiz Alberto, da HCC Engenharia Elétrica, os equipamentos Fronius são os que mais se adaptam à realidade da rede elétrica brasileira, com capacidade de detectar anomalias e manter ativa a emissão de geração fotovoltaica. “Só no primeiro mês de funcionamento, a economia no supermercado já foi de R$ 25 mil. Isso demonstra a ótima qualidade desses inversores, que entrou no mercado como alternativa para realizar o sonho de muitos brasileiros que buscam inovação e sustentabilidade para geração de energia em sua casa ou empresa. É uma proposta vantajosa que está dando certo tanto para as fornecedoras quanto para os clientes”, declara.

Sobre a Fronius – A Fronius do Brasil está localizada em São Bernardo do Campo (SP), próximo à rodovia dos Imigrantes e ao rodoanel, garantindo agilidade em seu atendimento aos clientes nos serviços de suporte técnico local, peças de reposição e treinamentos.  Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios referência mundial nos setores de: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias e por uma equipe de 70 profissionais através de mais 30 representantes e filiais por todo o país.