Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Recuo do PIB mostra urgência em reduzir juros e estimular o crédito, diz presidente da Fiesp

Para 2017, a Fiesp projeta crescimento de 0,8% do PIB

Os números divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (7/3) mostram recuo de 0,9% do PIB brasileiro no 4º trimestre de 2016 em relação ao trimestre anterior. E os dados fechados do ano confirmam que o país passa pela pior crise desde a década de 1930, com um encolhimento acumulado da economia de 7,2% em 2015 e 2016.

Para 2017, a Fiesp projeta crescimento de 0,8% do PIB, desde que haja condições para uma recuperação com força da atividade. Não dá para perder o momento, com sinais positivos, como a geração de empregos em janeiro, a queda acentuada da inflação e a recuperação da confiança pelos empresários.

“Para aproveitar esse vento favorável, é urgente incentivar o investimento na produção, o que só vai acontecer com a redução mais acelerada das taxas de juros e com o aumento da oferta de crédito”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp.

A diferença entre a taxa básica de juros e a inflação está absurdamente alta, e a principal fonte de financiamento do investimento produtivo – o BNDES – está paralisada, não dando às empresas o crédito necessário para a retomada da atividade. Outros bancos também restringem novos empréstimos. Sem crédito em condições viáveis, não há como investir na produção.

“É hora de soltar as velas e deixar o barco navegar de novo. Vencidas as ondas próximas da praia, a viagem deverá ser tranquila, graças às reformas estruturais em curso, como o limite de crescimento dos gastos do Governo, já aprovado, a mudança da lei do petróleo, a reforma tributária e a modernização da legislação trabalhista”, conclui Skaf.