Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Projeto que utiliza fontes alternativas de energia recebe prêmio Expressão de Ecologia

Fábrica de Rio Branco do Sul, da Votorantim Cimentos, foi reconhecida pelo pioneirismo na transformação de resíduos industriais para substituição de combustíveis fósseis

A Votorantim Cimentos, pioneira no processo de coprocessamento, substituição de combustíveis fósseis por materiais alternativos, foi reconhecida pelo 23º Prêmio Expressão de Ecologia, promovido pela Editora Expressão, maior premiação em defesa do meio ambiente no Sul do Brasil. O projeto foi premiado na categoria Conservação de Insumos de Produção – Energia, com o case da fábrica de Rio Branco do Sul, considera a maior da América Latina e que completou 25 anos este ano.

Resíduos provenientes do processo industrial e pneus inutilizáveis fazem parte da produção de energia gerada pelo coprocessamento, realizado desde 1991 na unidade de Rio Branco do Sul. São mais de 170 toneladas anuais desses resíduos que são transformadas em combustível para produção do cimento que abastece os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da exportação realizada para o Paraguai.

O coprocessamento é uma solução permanente aos problemas de gerenciamento de resíduos, pois promove a diminuição da dependência de combustível fóssil e a preservação de recursos naturais não-renováveis. “A prática ainda reduz as emissões dos gases que causam o efeito estufa e também os custos de energia. A substituição na fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul pode chegar a patamares de mais de 40%”, explica Mario Fontoura, diretor de Operações da Votorantim Cimentos.

No Brasil, a Votorantim Cimentos coprocessa cerca de 580 mil toneladas de resíduos, mais de um terço do total de 1,25 milhão de toneladas coprocessadas no país, de acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland. A companhia atende aos mais exigentes padrões de segurança, em especial com relação ao monitoramento de emissões, da qualidade da água e do solo no entorno da unidade. Além disso, a empresa possui os equipamentos mais avançados para a execução desse processo e contribui para a gestão de resíduos em cada comunidade local. O coprocessamento não gera qualquer alteração na qualidade do cimento e atende às normas específicas de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 O Prêmio

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. O objetivo é divulgar ações ambientais de instituições da região Sul do Brasil e incentivar que outras sigam o mesmo caminho. Para mais informações, acesse o site www.expressao.com.br/ecologia/vencedores/15.php