Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biogás

Projeto que transforma biogás em energia elétrica é inaugurado em Camaragibe (PE)

Com o objetivo de promover melhorias socioambientais, lançamento ocorre no dia 09/06 no Camará Shopping

A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) inaugura na próxima sexta-feira (09/06), o projeto demonstrativo de Geração de Energia Elétrica a partir de Biogás no Camará Shopping, no município de Camaragibe, em Pernambuco. O objetivo principal é transformar o biogás proveniente de efluentes líquidos e resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhagens,  em combustível para a geração de eletricidade.

Inicialmente, a energia produzida pelo biogás será utilizada para suprir parte da demanda do Camará Shopping. Caso haja excedente, a energia será injetada no sistema da Celpe. O percentual não consumido e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o cliente, como prevê a Resolução Normativa Nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.

O projeto demonstrativo consiste na operação de dois biodigestores de geomembrana, com capacidade de 30 m³ de armazenamento.. Como matéria-prima são utilizados lodo de esgoto, restos de comida do Mercado Municipal de Camaragibe e a biomassa não lenhosa obtida através das plantas existentes no empreendimento. Além disso, foi instalado um gasômetro também com capacidade de 30 m³, para armazenar o biogás e garantir a flexibilidade operativa na geração de energia elétrica. Os resíduos dos biodigestores são encaminhados para um tanque de armazenamento, permitindo a sua utilização como biofertilizante orgânico para as mesmas plantas.

O projeto é realizado em parceria com Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e as empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.

Investimento 

Ainda está previsto a instalação de uma segunda planta de geração na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Caruaru, no Agreste, com potência estimada de 200kW. No total, estão sendo investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição de equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.

Sobre CGTI

Em 2003, profissionais e empresas ligadas ao desenvolvimento de inovação uniram esforços para criar um Centro de Excelência em Pesquisa e desenvolvimento – surgindo assim o CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação). Sem fins lucrativos, o Centro é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) reconhecido pelo Ministério da Justiça do Governo Federal com atuação em vários setores, promovendo e viabilizando o desenvolvimento nacional, tornando em realidade ideias e projetos que solucionam problemas e dão força ao conhecimento através da realização de pesquisas, estudos, projetos, testes, desenvolvimento de processos, cursos, treinamento e gestão.

A organização abrange cerca de 200 profissionais especialistas reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação e 25 entidades de pesquisa, prestadores de serviço, entre elas universidades, laboratórios e fabricantes.