Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Espanha

Projeto pioneiro produz hidrogenio usando energia solar

A Espanha viu uma oportunidade de renovar a frota e aposta num projeto pioneiro que lhes permitirá economizar e melhorar a qualidade do ar.

Projeto pioneiro produz hidrogenio usando energia solar

A Espanha está concentrada em melhorar o meio ambiente e reduzir a emissão de combustíveis fósseis. Para isso, uma parceria entre o governo espanhol e a empresa energética Acciona, vai construir uma central de painéis solares com o intuito de utilizar essa energia para produzir hidrogênio.

Os veículos movidos a hidrogênio têm baixa popularidade na Europa, visto que o volume da produção é pequeno para tornar possível mais veículos utilizarem este combustível.

Apesar disso, o governo de Espanha viu uma oportunidade de renovar a frota e aposta num projeto pioneiro que lhes permitirá economizar, bem como melhorar a qualidade do ar.

Na ilha de Maiorca, nas Baleares, será construída uma nova central de painéis solares que vai criar hidrogénio para ser utilizado como combustível.

A central solar vai representar 41 milhões de euros de investimento público. Quem ficará com os direitos de produção é a Acciona e, primariamente, o abastecimento destina-se a transportes públicos.

O próprio método de produção do hidrogênio será limpo e o combustível não irá emitir gases poluentes. Para já, as autoridades locais, estão ansiosas com esta produção de hidrogênio, tendo em conta que vai abrir portas para uma frota de autocarros equipados com células de combustível limpo.

A médio prazo, os carros utilizados como transporte público, sejam substituído pela nova frota movida a gás natural ou hidrogênio.

Este projeto será pioneiro na Europa. Não só vai permitir reduzir na importação de combustíveis fósseis para alimentar os transportes públicos como também ajudará a diminuir a produção de energia para uso caseiro. Com isso, as ilhas Baleares podem tornar-se auto-suficiente em termos de produção energética.

O governo espanhol também quer a integração deste projeto em um programa que permita melhorar a produção industrial do arquipélago localizado no Mediterrâneo, o qual depende bastante do turismo para entrada de capitais.