Project Elpis

Projeto entrega cabines de energia solar para refugiados recarregarem seus aparelhos

Releases Empresas

O problema de refugiados na Europa vêm crescendo bastante e a principal afetada por essa crise é a Grécia. Isso porque é o país por onde chegam aqueles que estão fugindo da guerra ou simplesmente querem uma vida melhor. Numa visita a Samos, um jovem de 20 anos teve a oportunidade de ver a precariedade dos campos de refugiados e a todo momento lhe pediam o celular emprestado. Com isso, teve a ideia de criar cabines de energia solar, para que essas pessoas possam recarregar seus aparelhos e ficar mais perto da família em outros pontos do mundo.

O Project Elpis, que significa esperança em grego, foi feito por uma equipe de estudantes da Edinburgh University e pensado por Alexandros Angelopoulos. Já é possível contar com duas unidades instaladas em acampamentos de refugiados. Cada cabine é capaz de gerar eletricidade grátis para até 240 pessoas por dia. A equipe ainda informa que mais três cabines estão sendo produzidas, tendo como principal fonte investimento a doação de dinheiro por pessoas que se interessam pelo projeto.

A intenção do Project Elpis é de fornecer energia solar grátis para tantos acampamentos quanto conseguir, mas não especificam uma meta a ser batida. Também não é informado quanto tempo leva para que a bateria seja totalmente carregada.
Sobre o início do projeto, Alexandros afirma que teve um difícil início. Segundo ele, a Grécia é muito burocrática e isso dificultou o processo. Alexandros ainda tem que lidar com problemas na produção que são comuns com esse tipo de tecnologia e ainda mais presentes devido o orçamento limitado.

Stavros Miroyannis, responsável pelo acampamento Kara Tepe, que recebeu as primeiras cabines, afirma que eram necessárias quatro cabines, ao invés de uma. Existe uma preocupação com brigas entre refugiados para a utilização da cabine, mas Stavros também afirma que espera ansioso pelas próximas fontes de recarga.