Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Programa da Gerdau e BChem transforma óleo usado em energia renovável

Iniciativa Gerdau Bioenergia Social busca reduzir os impactos ambientais, promover a geração de emprego e renda, assim como gerar energia renovável de forma inovadora

Programa da Gerdau e BChem transforma óleo usado em energia renovável

No último mês, a Gerdau anunciou o lançamento do programa Bionergia Social, parceria da empresa com a startup Bchem Biocombustíveis, que participa do Acelera Mestrado e Doutorado da FIEMG Lab. O programa tem o intuito de orientar a população sobre os problemas causados pelo descarte incorreto do óleo, gerar emprego e renda, bem como produzir energia renovável, de forma inovadora, a partir da coleta do material e posterior transformação em biodiesel.

As cidades que recebem o programa, neste primeiro momento, são: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Moeda, Ouro Branco e Ouro Preto. Depois, expandirá para Belo Vale, Mariana e Santana do Paraopeba.

Etapas do projeto

Em sua primeira fase, o Bionergia Social desenvolverá uma série de atividades educacionais com a comunidade das cidades onde será implementado. Escolas, estabelecimentos comerciais, associações e outras entidades vão receber palestras de conscientização sobre as consequências do descarte incorreto do óleo, que afeta redes de esgoto, represas, rios, oceanos e solo. Com isso, ocorrem entupimentos e altos níveis de poluição, o que compromete a cadeia alimentar aquática, eleva pragas urbanas (ratos e baratas), problemas de higiene e mau cheiro, além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Restaurantes, bares, pastelarias, padarias, hospitais, escolas e outros estabelecimentos interessados poderão se cadastrar, por meio da página do Facebook do programa, para receberem gratuitamente um coletor de óleo e se tornarem ponto de coleta para a população. O recolhimento do óleo usado será realizado de forma gratuita pela startup Bchem Biocombustíveis.

Na segunda etapa, com previsão para o segundo semestre de 2018, terá início a produção do biodiesel pela startup, por meio de um processo inovador, que não gera resíduos. Após validações, o combustível será utilizado em equipamentos.

Números

A estimativa de produção de óleo de soja no Brasil para 2018 é de 8,5 milhões de toneladas, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Desse montante, menos de 1% é reciclado.

Cada um litro de óleo despejado diretamente no meio ambiente contamina até 25 mil litros de água. No processo de tratamento de água para consumo, o descarte incorreto do óleo representa um aumento em até 45% do custo.