Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Primeira mesquita feminina da Índia adota energia solar

A mesquita de Ambar, que tem desempenhado um papel único na facilitação do diálogo dentro da comunidade sobre os direitos das mulheres, instalou painéis solares no telhado para ajudar a melhorar a qualidade do ar, reduzindo sua pegada de carbono

Primeira mesquita feminina da Índia adota energia solar

Para comemorar seus 20 anos de sua fundação, a primeira mesquita feminina da Índia, localizada na cidade de Lucknow, capital do estado de Uttar Pradesh, está adotando a energia solar.  A mesquita de Ambar, que tem desempenhado um papel único na facilitação do diálogo dentro da comunidade sobre os direitos das mulheres, instalou painéis solares no telhado para ajudar a melhorar a qualidade do ar, reduzindo sua pegada de carbono.

“Nos últimos anos, a qualidade do ar na cidade tem se agravado, enquanto as áreas rurais de Uttar Pradesh têm sofrido freqüentes cortes de energia. Todos nós temos que fazer a nossa parte para melhorar a qualidade do ar e o acesso à eletricidade”, disse Shaista Amber, fundadora da mesquita.  “Todos devem ter acesso a ar limpo e eletricidade limpa. A eletricidade produzida a partir da energia solar não causa poluição do ar. Se todos começarem a usá-la, a qualidade do ar irá melhorar”, completa.

De acordo com uma recente pesquisa recente conduzida pelo instituto IndiaSpend e Fourth Lion, a demanda para a energia solar em Uttar Pradesh é significativamente elevada. A pesquisa relatou que 87% dos eleitores daquele estado optariam pela energia solar para melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição. A pesquisa também revelou que os cortes de energia continuam sendo o maior problema para os eleitores urbanos e rurais: 38% enfrentam cortes diários e 54%, cortes semanais, incluindo 58% das mulheres, 59% dos eleitores rurais e 61% dos Dalits.

Um relatório elaborado pela Equitorials, uma empresa de análise financeira, destaca que Uttar Pradesh tem como meta a instalação de 1,8 GW de energia solar até março de 2017. Em comparação, o estado adicionou 239MW de capacidade – apenas 13,1% da meta. Embora existam 271MW de capacidade de energia solar adicional que deverá entrar em operação entre janeiro de 2017 e março de 2017, essa adição só alcançaria 510MW, que é cerca de 28% da meta.