Cooperativa

Presidente da Copacol Valter Pitol assina convênio com Itaipu para geração de energia

Na busca pela sustentabilidade, o presidente da Copacol Valter Pitol, assinou na manhã de ontem, dia 19, um convênio com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento de um projeto inovador de implantação de unidades de geração de energia elétrica, a partir dos sistemas fotovoltaicos, que converte a radiação solar em eletricidade, produzindo energia através das células solares.

O evento foi realizado na sede da Cooperativa Lar, em Medianeira, no Oeste do Paraná, com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do presidente da Copacol, Valter Pitol, do governador do Paraná Beto Richa e demais representantes de setores.

Pitol destacou a importância deste projeto piloto de aproveitar a luz do sol para gerar energia com o objetivo de diminuir custos de produção e pensando também em uma melhor qualidade para o meio ambiente. “Vamos começar agora os testes com esta alternativa de energia renovável e esperamos, que os resultados sejam satisfatórios para podermos repassá-la futuramente aos nossos associados”, afirma Pitol.

O projeto piloto será implantado em aviário teste da integração da Copacol, que terá acompanhamento de uma equipe técnica. Também será realizado em outras propriedades rurais de diferentes regiões do Oeste do Paraná, com associados das cooperativas Lar e C.Vale.