Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Pesquisadores descobrem célula que armazena energia solar

A descoberta tem potencial para reescrever o modo como armazenamos e utilizamos a energia solar.

Pesquisadores descobrem célula que armazena energia solar

Na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram uma nova célula fotoeletroquímica que consegue armazenar energia solar para que ela seja utilizada à noite ou em dias nublados.

A descoberta tem potencial para reescrever o modo como armazenamos e utilizamos a energia solar. A célula é feita com o elemento vanádio, é acoplada a um fotoeletrodo híbrido de tungstênio e titânio. Com a incidência da luz solar, o fotoeletrodo híbrido libera elétrons, funcionando como uma célula solar, e esses elétrons são armazenados na célula de vanádio.

Na célula existem dois modos de operação: de armazenamento, ou regenerativo, e descarregamento, quando a energia armazenada é liberada para uso.

No modo regenerativo, a luz do Sol incide sobre o eletrodo fotoeletroquímico criando pares de elétrons/lacunas. Esses elétrons e lacunas oxidam ou reduzem diferentes componentes redox no anodo e no catodo, respectivamente, convertendo assim a energia solar em energia química.

No modo de descarga, a energia química armazenada nos pares redox pode ser convertida em energia elétrica como em uma bateria de fluxo, com uma eficiência muito alta.