Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Órigo energia anuncia plano de expansão de fazendas solares em minas gerais

A empresa, que oferece o serviço de geração de energia solar distribuída, terá nove fazendas solares no estado até abril de 2019

Órigo energia anuncia plano de expansão de fazendas solares em minas gerais

A Órigo Energia, empresa que desde 2010 desenvolve e implementa sistemas de energia elétrica solar no país, anuncia o Plano de Expansão para seus projetos de Fazenda Solar, serviço inovador que propõe uma nova maneira de gerar e consumir energia renovável. Até abril de 2019, a empresa contará com dez Fazendas Solares em Minas Gerais.

 A empresa já conta com três Fazendas Solares, nas cidades de João Pinheiro, São Francisco e Francisco Sá, totalizando 42,5 hectares que geram 2.100.0000 kWh por mês e atendem mais de 700 clientes. As próximas vão ser construídas nos municípios de Itacarambi, Manga, Francisco De Sá, Brasília de Minas e duas em Janaúba. Ao todo, elas vão gerar 7 milhões de kWh por mês, capazes de atender cerca de 5 mil clientes em diversas regiões do estado.

 As Fazendas Solares são conjuntos de painéis fotovoltaicos instalados em um campo ou área rural, que geram energia elétrica que é distribuída para o estabelecimento por meio da rede da companhia energética, como a CEMIG. Além de contribuir positivamente para o meio ambiente, a economia gerada na conta de luz é de até 10%.

 Oferecendo planos de assinatura mensal, a Fazenda Solar proporciona acesso à geração de energia limpa e renovável, além de economia rápida e prática aos empresários das cidades mineiras que são atendidas pela CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais.

 O serviço está disponível para pequenas e médias empresas e o processo de adesão é simples: a Órigo Energia analisa o consumo dos últimos 12 meses do cliente e a partir deste levantamento, indica a quantidade de lotes necessários para atender cada demanda. Em seguida, utilizando-se da rede da CEMIG, a energia gerada pelo lote chega ao cliente como crédito em sua conta.

 “As Fazendas Solares são uma ótima opção para os empresários que gostariam de aderir a um sistema de geração de energia elétrica limpa e sustentável, mas não conseguem investir na instalação de painéis solares em seus estabelecimentos. Com este modelo de negócio, não é necessário fazer nenhum investimento em equipamentos ou instalações, apenas pagar uma mensalidade pré-estabelecida, e ainda gerando a economia de até 10% na conta de luz”, explica Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia. O projeto da Fazenda Solar é pioneiro no mercado, pois a empresa oferece ao empresário a liberdade de escolha na maneira de produzir e consumir energia, sem necessidade de investimento.

 A geração de energia solar no país apresenta crescimento exponencial. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor cresceu 448% nos últimos dois anos, passando de 1.827 sistemas para mais de 7.600 sistemas de micro e minigerações no Brasil em 2016, e cresceu quase 32% em 2017.