Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nota

"O suor de milhões de brasileiros não vai evaporar nos versos infelizes de um samba enredo"

Associações repudiam samba enredo da Imperatriz Leopoldinense  

"O suor de milhões de brasileiros não vai evaporar nos versos infelizes de um samba enredo"

Na manhã desta quarta-feira (11/01), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) se posicionaram sobre o polêmico samba enredo da Escola Imperatriz Leopoldinense. Leia na íntegra:

Foto: Reprodução/Cidasc“O agronegócio é a maior marca da economia brasileira. Com recordes de produção, superávit na balança comercial e primeiro lugar na exportação de diversas culturas, o setor também é responsável por mais de um terço dos empregos do país. Esse desempenho, além de amparar boa parte do país em meio à recessão, tem um papel fundamental para garantir a sustentabilidade financeira de milhões de famílias.

Causa-nos preocupação toda vez que essa importante atividade é colocada em risco ao ser classificada como nociva ao meio ambiente. Foi o que fez a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que associou a agroindústria nacional ao desmatamento e à destruição ambiental em seu novo samba enredo. Além de fazer uma referência depreciativa explícita ao setor na música, a agremiação apresentará, durante o desfile de 2017, uma ala intitulada “os fazendeiros e seus agrotóxicos”.

O Brasil tem 61% de seu território preservado — frente a 9,7% da América Central; 7,8% da África; 5,6% da Ásia e apenas 0,3% da Europa. Nossas leis ambientais estão entre as mais rigorosas do mundo, bem como a regulação, a fiscalização e a normatização de agrotóxicos, realizada pelo Ministério da Agricultura. A ampliação de práticas sustentáveis é uma constante nas políticas internas de todos as entidades representativas da área. O próprio consumidor está cada vez mais exigente.

Não há setor da economia que esteja livre de críticas. Infelizmente, ainda existem práticas condenáveis e excessos na agroindústria nacional. Mas avançamos muito nas últimas décadas, com controle e capacitação técnica. Estamos cada vez mais próximos de um horizonte de equilíbrio entre o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

Com todo respeito à nossa cultura popular, o suor de milhões de brasileiros e brasileiras não vai evaporar nos versos infelizes de um samba enredo. O agro é a cara de um Brasil que se renova, e é também a esperança de uma nação em recuperação.”

Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – ANDAV

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – ANDAV, após conhecimento sobre o enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2017, repudia o tom adotado pela Escola de Samba ao criticar o agronegócio brasileiro.

O enredo tem como tema homenagear o Parque Nacional do Xingú, porém deprecia e desmoraliza o trabalho sério existente no agronegócio e nota-se o pouco conhecimento da Escola na forma que estão tratando sobre o setor que é um importante alicerce econômico do Brasil, o agronegócio.

Este que também é responsável por gerar 37% dos empregos no país, e por mais de 22% do PIB nacional, sendo o único a apresentar saldo positivo. Somente o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentou em 2015, cerca de R$ 34 bilhões, entre fertilizantes, defensivos e medicamentos veterinários.

A ANDAV reforça constantemente junto aos seus Associados o comprometimento em alertar, checar e seguir boas práticas no campo, com responsabilidade ambiental e social em todo seu processo produtivo, adotadas há muitos anos por todos dessa cadeia e indispensável para o crescimento da agropecuária brasileira. A ANDAV se une com outras entidades do setor para repudiar as informações sem fundamentos que consistem no enredo da Escola.