Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Renovável

O potencial do Brasil para ser um líder em infraestrutura sustentável

André Clark Juliano destacou, durante Congresso de Inovação, que a retomada de crescimento do País passa pelo investimento em obras de infraestrutura sustentável, que abrirão espaço para o crescimento da Internet das Coisas (IoT) e de profissionais especializados

"Sociedade escolheu que esta nova infraestrutura terá que ser sustentável", André ClarkA retomada do crescimento da economia brasileira está estreitamente vinculada aos investimentos em obras de infraestrutura, perspectiva esta que, associada à evolução tecnológica e à sustentabilidade, pode alavancar o desenvolvimento do País. A avaliação é de Andre Clark Juliano, diretor no Brasil da Acciona – uma das principais empresas espanholas, líder global em promoção, desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável -, e foi apresentada por ele durante o Congresso de Inovação 2016, no painel sobre Sustentabilidade e Competitividade, realizado nesta terça-feira (11/10), para um público de mais de 500 pessoas presentes ao Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo.

“O PIB brasileiro só reagirá, nos próximos meses, através da alavanca de investimentos, em especial, em infraestrutura. E a sociedade escolheu que esta nova infraestrutura terá que ser sustentável, não poderá degradar o meio ambiente, terá que dar retorno social, e, em especial, terá que ser ética, aberta e transparente. Será sim baseada em competição através da tecnologia”, disse ele. Nesse sentido, o Brasil tem hoje um ambiente propício para que a Internet das Coisas floresça, e ela será determinante em diversos aspectos econômicos, sociais e também no setor de infraestrutura sustentável, afirmou Juliano, durante o evento que discutiu as megatendências mundiais para 2050, ligadas às atividades de engenharia e face ao crescimento da Internet das Coisas.

Em sua avaliação, a adoção das novas tecnologias abrirá espaço para novas oportunidades a profissionais especializados, em um contexto de aceleração da economia a partir do final de 2017. “Para esta retomada, é essencial e importantíssimo que o tripé representado por governo, empresariado e acadêmicos trabalhe junto, com o objetivo de levar o País a atingir a excelência em infraestrutura sustentável. O capital internacional também será primordial para este crescimento, e o País já está atraindo este investimento”, acrescentou.  

O painel contou ainda com as participações de Marcos Blumer, CEO da Voith Hydro Latin América; Pedro Ernesto, diretor de TI da Scania América Latina; Rodrigo Perchio, responsável pela estratégia corporativa da Volkwsvagen do Brasil; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais. A moderação do painel ficou a cargo do Prof. Dr. Marcelo Pavanello, vice-reitor de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário FEI.