Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Oportunidade

Nos EUA, indústria de energia solar já emprega mais do que a de petróleo, carvão e gás juntas

Energia solar empregou 374 mil pessoas no ano de 2016, o que representa 43% do número de trabalho do setor

O relatório anual dos EUA sobre Energia e Emprego (USEER em inglês) do Departamento de Energia dos EUA (DOE em inglês) apontou que indústria de energia solar emprega mais pessoas do que a de petróleo, carvão e gás juntas nos país.

O documento apontou que a energia solar empregou 374 mil pessoas no ano de 2016, o que representa 43% do número de trabalho do setor, enquanto os combustíveis fósseis tradicionais combinados empregavam 187.117, perfazendo 22% do número de trabalho.

Desde 2015, o emprego na indústria solar aumentou 25%, somando 73 mil novos empregos, enquanto o emprego de energia eólica teve um aumento de 32%, tornando-se a terceira maior força de trabalho no setor de geração de energia elétrica, empregando 100 mil pessoas.

Além do mercado de trabalho, o USEEr também analisou o comportamento das empresas e indústrias em relação ao uso da energia limpa. Os dados mostraram que cerca de 32% da indústria de construção dos EUA estava trabalhando em projetos de energia ou construção de energia eficiente. Dos 2,4 milhões de pessoas que trabalham na indústria de veículos motorizados, o relatório identificou 260 mil postos de trabalho de veículos de combustível alternativo, um aumento de 69 mil postos de trabalho no último ano.

Para o futuro, o relatório norte-americano sobre Energia e Emprego prevê um aumento na contratação em muitas indústrias no setor de energia, empregadores de eficiência energética projetando a maior taxa de crescimento nos próximos 12 meses, Sugerindo um aumento de 9% em todo o setor, ou cerca de 200.000 postos de trabalho. O setor de combustíveis, por outro lado, prevê um declínio de 3% durante 2017.