AveSui 2016

Negócios internacionais são destaque na maior feira de aves e suínos na América Latina

Grande presença de expositores de outros países e o apetite comprador dos mercados vizinhos marcaram o evento, que focou em tecnologias para gestão e produção limpa

A AveSui 2016, maior feira de aves e suínos da América Latina, encerrou nesta quinta-feira (05.05), em Florianópolis (SC), mostrando que o agronegócio se mantém forte no país mesmo em um cenário de instabilidade na economia. As 200 marcas expositoras – das quais 50 participando pela primeira vez do evento – do Brasil, China, EUA e União Europeia  apresentaram maquinários, produtos e tecnologias inovadoras para que avicultores e suinocultores ampliem seus negócios, reduzam custos e produzam com mais qualidade e bem estar animal. Uma das novidades desta edição foi o auditório empresarial de inovações, montado em plena feira de negócios, onde expositores e parceiros apresentaram novidades e debateram sobre tendências e perspectivas do agronegócio no país.

Em seu 15o ano, a AveSui apresentou um conceito inovador nas feiras do setor no país, com foco dirigido a negócios. “Apostamos em uma quebra de paradigma. Nosso objetivo é direcionar a feira ao público que busca negócios. É um formato diferente, mais seletivo, mas que gera oportunidades mais qualificadas aos nosso expositores “, afirma Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, organizadora do evento. A próxima edição, marcada novamente para Florianópolis em 2017, será realizada nos mesmos moldes.

O maior destaque neste ano foi a grande presença dos estrangeiros, tanto como expositores mas também como compradores. Enquanto empresas de diversos países escolheram a AveSui 2016 para buscar oportunidades no mercado brasileiro – seja com instalação de fábricas ou fazendo parcerias com empreendedores locais – visitantes da América Latina se destacaram nos negócios gerados na feira. Entre os expositores internacionais, a grande presença das empresas chinesas consolidou a parceria comercial Ásia-Brasil na cadeia de aves e suínos.

A Zhengchang, uma das maiores fornecedoras de equipamentos e projetos de agronegócios da China, que se instalou recentemente em Curitiba (PR), consolidou dois grandes projetos durante a AveSui e garantiu presença na próxima edição, em 2017. Mas não foram só os orientais que abriram novas frentes de negócio na feira: a Silos Córdoba, da Espanha, que produz sistemas para armazenamento de grãos, abriu importantes contatos com produtores do Brasil, Peru, Bolívia e Colômbia. “Temos grande interesse no mercado latino americano, mas consideramos o Brasil um continente à parte, foi muito importante estarmos aqui na AveSui”, afirmou Jorge Garcia, responsável pela área de vendas na América Latina.

A catarinense Imoto, referência na fabricação de máquinas e motores, veio à feira em parceria com a italiana Caredi e fez um balanço positivo do evento. Para o gerente comercial André Boschetti, foram fechadas várias vendas internacionais para países como Bolívia e Uruguai, além de contatos para novos projetos na América Latina. “Grande parte dos atendimentos que fizemos aqui abriu horizontes para negócios, tanto em máquinas quanto em projetos”. Quem também gerou bons negócios durante a AveSui 2016 foi a Indumax, de Xanxerê (SC), que apresentou novidades como um misturador à prova de contaminação (que rendeu à empresa uma patente de inovação). O resultado superou as expectativas da empresa, com o fechamento de projetos para Colômbia, Argentina, Paraguai e diferentes estados do Brasil.

Além dos três dias da feira de negócios, a AveSui apresentou workshops e congresso sobre zootecnia de precisão, biomassa e bioenergia, fórum sobre suinocultura de baixa emissão de carbono e bem-estar animal, consumo consciente de recursos e reciclagem animal, entre outros. O prêmio “Quem é Quem: Maiores e Melhores” premiou as cooperativas brasileiras e reconheceu também personalidades da suinocultura e da avicultura.