Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Equipamento

Moradores instalam internet com energia solar em zona rural

Moradores de comunidade de São Pedro da União, MG, agora têm internet. Grupo de vizinhos se uniu e conseguiu sinal para até 32 casas na região

Moradores instalam internet com energia solar em zona rural

(Foto: Reprodução EPTV)

Sentado no sofá, o produtor rural Amadeu Bordini, de São Pedro da União (MG), lê as mensagens da filha, grava mensagem de áudio para o filho e está feliz. Parece até que ganhou um brinquedo novo. O motivo é a instalação recente de uma torre de internet que funciona à base de energia solar e que ajuda ele e outros companheiros a se manter informados.

“É legal, com isso aqui falamos com ele todos os dias, toda hora, muito bom. E eu estou aprendendo agora aqui, passando as mensagens”, contou.

A instalação do equipamento na comunidade rural aconteceu há menos de uma semana. Antes, segundo os moradores, era impossível receber notícias pelo sinal que chegava das operadoras.

Os produtores Daniel e Poliana Bueno são vizinhos de Bordini. Ele tem 23 anos e ela 21 e só agora o casal consegue acessar a internet da roça. Com uma plantação de café, para eles é importante ter acesso à rede de computadores, a fim de ampliar os negócios. Agora, de casa, eles conseguem acessar sites sobre o mercado do café e também a previsão do tempo.

“Se vai chover depois de amanhã e meu terreiro estiver cheio, eu consigo esvaziar, cuidar do café”, destacou Daniel.