Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologias

Ministérios e empresas da agricultura apresentam as potencialidades do biogás

A valorização dos benefícios energéticos, sustentáveis e sociais das energias renováveis foi um dos focos da Feira Internacional dos Cerrados - AgroBrasília

Ministérios e empresas da agricultura apresentam as potencialidades do biogás

A valorização dos benefícios energéticos, sustentáveis e sociais das energias renováveis foi um dos focos da Feira Internacional dos Cerrados –  AgroBrasília, realizada na semana passada. Pensando na divulgação dessas fontes energéticas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Embrapa Agroenergia, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Emater/DF realizaram exposições e  eventos na feira.

O Encontro sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono fez parte da programação do MAPA com o intuito de propagar aos suinocultores o uso de tecnologias redutoras de emissão de carbono para agregar mais sustentabilidade e economia às atividades. O reaproveitamento dos resíduos dos animais mitiga os impactos ambientais, aumenta a oferta de energia e biofertilizantes e reduz os custos de produção.

O encontro contemplou uma Vitrine Tecnológica, espaço voltado para expor tecnologias econômicas e sustentáveis de aproveitamento dos dejetos animais. Além disso, foi realizada a sétima edição do Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, no dia 13 de maio. Durante o evento, um automóvel movido a biometano da Usina Hidrelétrica de Itaipu esteve à mostra. O carro foi exposto no Circuito de Energia Renovável do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), organizado pelo MDA, Embrapa Agroenergia e Emater/DF na AgroBrasília. O espaço apresentou as oportunidades para produção e utilização da energia solar, eólica e de biomassa na área rural.

“O aproveitamento econômico dos resíduos na produção de suínos é muito importante. Hoje existem tecnologias que permitem total economia no uso de fertilizantes, além da transformação dos efluentes em energia térmica e elétrica. Atualmente o Brasil disputa com os maiores países em termos de tecnologia e, entre as áreas que precisamos avançar, estão a de sustentabilidade e de bem-estar animal”, destaca o consultor do Mapa, Fabiano Coser.