Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Minas é o estado que mais instala painéis solares no Brasil

Balanço das conexões de microgeração da Aneel mostra um salto na instalação de painéis solares no Brasil

Minas é o estado que mais instala painéis solares no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na terça-feira (26/09) um balanço sobre a política de incentivo à microgeração de energia. Segundo os números, o Brasil bateu em agosto a marca de 5 mil instalações, com uma potência instalada de 47 mil quilowatts. Os números são positivos e mostram que houve um salto nas instalações entre 2015 e 2016: até setembro do ano passado, só contávamos com 1.200 instalações.

A microgeração de energia foi regulamentada em 2012, por uma resolução da própria Aneel. Os consumidores podem instalar painéis solares em suas casas, gerando sua própria energia. Além disso, o painel é conectado à rede elétrica. Assim, quando o consumidor não está precisando usar a energia – por exemplo, numa tarde ensolarada em que os moradores estejam fora da residência –, o painel envia essa eletricidade para a rede, e o consumidor ganha créditos, como se estivesse “vendendo” energia. No começo do ano, essa resolução foi atualizada, permitindo a geração em condomínios. 

A Aneel permite a microgeração para uma série de fontes, mas a que mais se beneficia é a solar. Segundo os números, das 5.040 conexões existentes, 4.955 são de energia solar. As demais se dividem em biomassa, hidráulica e eólica.

Minas Gerais é o estado que mais se destaca em microgeração de energia solar no Brasil, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul, como mostra o gráfico abaixo.