Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Maior parque eólico offshore do mundo começa a gerar energia

Localizado no mar da Irlanda, parque começa as operações nesta quarta-feira(6).

Maior parque eólico offshore do mundo começa a gerar energia

Com 87 turbinas, cada uma com o dobro da altura do Big Ben, a Walney Extension ocupa uma área de 145 quilômetros quadrados e tem uma capacidade total de 659 megawatts, a maior quantidade produzida por um único parque eólico no planeta, segundo a empresa dinamarquesa Orsted .

A energia produzida é suficiente para alimentar 590.000 residências. “Que dia emocionante”, escreveu Orsted no Twitter na quinta-feira. “Estamos abrindo o maior parque eólico marítimo do mundo, o Walney Extension, localizado no Mar da Irlanda. Uma enorme proeza de engenharia.”

Um porta-voz do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido confirmou à CNN que o parque eólico offshore é o maior do mundo em termos de megawatts produzidos.

Em um comunicado, a Ministra de Energia Limpa e Crescimento, Claire Perry, disse que “marcos históricos de engenharia como este enorme parque eólico offshore nos ajudam a consolidar nossa posição de liderança global, quebrar recordes de geração de energia renovável e criar milhares de empregos de alta qualidade”.

Embora o Reino Unido seja um líder global em energia eólica offshore, o investimento em energias renováveis ??caiu significativamente nos últimos anos.

De acordo com o Global Wind Energy Council, o Reino Unido tem a maior capacidade eólica offshore cumulativa do mundo . Em 2017, os parques eólicos offshore do Reino Unido tinham uma capacidade de mais de 6.800 megawatts, 1.300 a mais do que sua rival mais próxima, a Alemanha.

Mas a análise da Bloomberg mostrou que nos primeiros seis meses de 2018, o investimento global em energia limpa caiu mais de 50% no Reino Unido, em comparação com uma queda global de apenas 1%.

Após uma década de crescimento constante, o investimento em energia limpa no Reino Unido caiu a cada ano desde 2015, segundo a Bloomberg.