Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Light implanta projeto de eficiência energética em Farmanguinhos

Unidade, que produz fármacos, passa a ganhar mais sustentabilidade

Light implanta projeto de eficiência energética em Farmanguinhos

Releases Empresas

Um novo sistema de climatização com menor custo e redução no consumo de energia foi inaugurado este mês no Complexo Tecnológico em Medicamentos (CTM) – Farmanguinhos, unidade da Fiocruz, em Jacarepaguá. A iniciativa é resultado da implantação de projeto selecionado na primeira Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da Light, realizada em 2014. A Light iniciou a parceria com a Fiocruz, em abril de 2015, na unidade de Farmanguinhos, abrangendo a instalação de um novo sistema de condicionamento ambiental na área industrial e de conforto da fábrica, que possibilitará maior flexibilidade operacional e confiabilidade ao sistema de climatização.

Além de menor custo, o sistema reduzirá o valor da produção de medicamentos. Já que Farmanguinhos é o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde e produz mais de um bilhão de medicamentos por ano para atender demandas no Brasil e exterior. O gerente de Comunidades e Eficientização Energética da Light, Carlos

Mocny, representou a diretoria da Light no evento na unidade da Fiocruz, destacando a importância de iniciativas que incentivem o consumo eficiente da energia. “Para a Fiocruz, significa uma grande economia de recursos financeiros e maior sustentabilidade na produção dos fármacos”, acrescenta Carlos Mocny.

O custo total do projeto foi de aproximadamente R$ 3,2 milhões, implantado no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Light, regulamentado pela ANEEL. A modernização e automação da Central de Água Gelada de Farmanguinhos foi desenvolvida ao longo de um ano, com a implantação de um tanque termoacumulador, que reduziu a demanda no horário de ponta ao otimizar o funcionamento dos equipamentos existentes, e ainda a instalação de um resfriador de líquido (chiller), que produz água gelada.

Antonio Raad, coordenador do Programa de Eficiência Energética da Light, destacou ainda que a Light está duplamente satisfeita com a realização desse projeto, porque, além de criar uma solução de eficiência energética, que reduzirá os custos com a energia para um cliente estratégico, como a Farmanguinhos, ainda será possível verificar também  economia na produção de remédios para a população.