Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Líder, Ser de Luz, exemplo a ser seguido! - Por Valter Bampi

Amor, carinho, cuidado somados a características que líder tem, fazem de pais seres especiais, influentes.

Líder, Ser de Luz, exemplo a ser seguido! - Por Valter Bampi

Liderança pode ir além do ambiente profissional – a vida pessoal, por exemplo, exige habilidades de liderança. Todos têm em quem se espelhar: alguém que consegue indicar melhores caminhos, que sabe dizer o que é preciso, que está sempre presente para ver você vencer desafios, comemorar vitórias. No trabalho, são conhecidas como líderes, na vida pessoal, em muitos casos, essas pessoas são ninguém menos que aqueles seres de luz, extraordinários, conhecidos como: mãe e pai que juntos, ou separadamente, exercem função com habilidades necessárias, as fazendo com perfeição, se acha que líder influencia comportamento, desempenho de uma pessoa, imagina o que pais não conseguem fazer por um filho. Além da preocupação com futuro, caminho a seguir, os pais tem sentimento que pouco líder, efetivamente, terá, o amor.

Amor, carinho, cuidado somados a características que líder tem, fazem de pais seres especiais, influentes. Imaginem o tamanho do investimento que fazem com seus filhos, quanto isso é extraordinário. Ao escrever investimento, não é dinheiro, mas horas de sono, vezes em que deixaram de comprar algo a eles e compraram aquele brinquedo que seu filho tanto queria. Também broncas, lições de casa, vezes em que defenderam suas crianças dos amiguinhos briguentos, de castigos, elogios, incentivos, são formas de investimento de tempo, somados a dedicação, persistência, amor, para que aquela criança indefesa virasse homem, mulher de caráter, fibra, responsabilidade e que ao mesmo tempo fosse simples para um dia fazer o mesmo por outros. É assim que se criam futuros líderes. Pais que educam filhos com senso de liderança sabem o que conseguirão, como vai ser maravilhosa a vida da sua criança. Educação é base, por mais que faltem recursos para que seja feita de forma eficaz, os pais sempre farão de tudo a que filhos cresçam com princípios e valores.

Como educar filhos com senso de liderança? Misturando o medo, incertezas, desafios que vida traz, os pais empregam lições a serem seguidas. Não segui-las é um risco, eis algumas:

• Respeite os mais velhos;
• Trate pessoas como gostaria de ser tratado;
• Aparência não é tudo, olhe interior das pessoas;
• Termine o que começou, só depois inicie nova tarefa;
• Converse. Diálogo sempre é melhor opção, força não resolve nada;
• Isso não é o fim do mundo, tudo passa;
• Tenha modos, se comporte quando estiver sozinho ou com outras pessoas;
• Quer respeito? Faça por merecer;
• Cometeu erro? Reflita sobre isso.

Com certeza, se identificou, se lembrou de vivenciar essas lições, observe que em todas é possível associar com habilidade de liderança. Mãe e Pai são os melhores exemplos de liderança que podemos ter, além de ser as melhores pessoas a se espelhar, tê-las por perto. Aproveite cada momento, faça deles melhores, extraordinários na presença ou na lembrança daqueles pais que já foram.