Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso

IPT oferece curso de combustão industrial para empresas

A queima adequada de combustíveis é fator de maior eficiência, ganhos ambientais e de produtividade em diversos setores industriais, mas sua implantação exige concepções inovadoras, que concorram para uma atividade econômica mais sustentável.

A queima adequada de combustíveis é fator de maior eficiência, ganhos ambientais e de produtividade em diversos setores industriais, mas sua implantação exige concepções inovadoras, que concorram para uma atividade econômica mais sustentável.

É neste contexto que o Laboratório de Energia Térmica do IPT oferece às empresas nacionais mais uma edição do seu tradicional curso de Combustão Industrial. Ministrado regularmente desde 1986, o curso busca transferir a profissionais de formação superior envolvidos em atividades de projeto, desenvolvimento, operação, gerenciamento ou análise de equipamentos de combustão conceitos fundamentais em combustão e parte da experiência adquirida pelos pesquisadores do IPT.

O curso tem início pela apresentação das equações básicas da combustão, com entrega e demonstração de aplicativo que realiza desde cálculos estequiométricos até fluidodinâmica computacional (CFD) aplicada à combustão, passando por temas como queima de gases, líquidos e sólidos, trocas de calor e balanços de massa e energia em processos industriais. A poluição atmosférica decorrente do emprego de combustíveis, pela sua importância atual, é um dos assuntos tratados no curso de maneira abrangente.

Além das palestras, os participantes terão oportunidade de realizar visita monitorada ao laboratório, conhecendo equipamentos de combustão em escala semi-industrial, instrumentação especializada e unidade móvel utilizada na indústria em trabalhos envolvendo conservação de energia e emissão de poluentes atmosféricos.

“Além da oportunidade de atualização técnica, o curso oferece aos participantes a possibilidade de discutir com nossa equipe eventuais dificuldades que estejam enfrentando ou mesmo desenvolvimentos que desejam implementar em equipamentos de combustão existentes em suas empresas”, afirma Renato Vergnhanini Filho, coordenador do curso e integrante do laboratório.

Com 35 vagas abertas, o curso ocorrerá no período de 22 a 26 de agosto, das 8h30 às 18h, no campus do IPT em São Paulo (SP). Para se inscrever, os interessados deverão pagar a taxa de R$ 4,8 mil que inclui material didático, com aplicativos desenvolvidos pelo laboratório, almoço no local, coffee break, churrasco de confraternização e transporte do IPT ao hotel indicado.

Mais informações no site http://www.ipt.br/pos_graduacao_ipt/cursos_de_especializacao/3-combustao_industrial.htm