Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Instituto de inovação de biomassa será inaugurado em MS

Três Lagoas será referência em pesquisa na área de biomassa a partir de maio, quando Fiems entregará obra do ISI Biomassa

Instituto de inovação de biomassa será inaugurado em MS

Instituto de Biomassa vai funcionar em antigo barracão da ferrovia, que foi totalmente revitalizadoAlém de ser referência em celulose, Três Lagoas (MS) também será destaque na área de pesquisa de biomassa. No próximo mês, entra em funcionamento na cidade o Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa). O instituto vai funcionar em uma estrutura do barracão da antiga oficina da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB), no bairro Santa Luzia, que é tombado como patrimônio histórico e foi restaurado.

 

No Brasil existem apenas sete institutos na área química. Agora, além da industrialização, Três Lagoas terá um instituto de pesquisa, ciência e tecnologia, que proporcionará uma nova fase de desenvolvimento no município. 

O objetivo do instituto é escalonar a produção de cinco linhagens de leveduras cervejeiras, ainda não comercializadas no Brasil, para um volume de até 120 litros de cultivo.

Ainda de acordo com o presidente da Fiems, o instituto já inaugura com cinco projetos ancoras, os quais serão detalhados durante a inauguração. Ele destacou que Três Lagoas é um município contemplado com biomassa. A cidade dispõe de duas fábricas de celulose. A biomassa do eucalipto, por exemplo, é transformada em papel. 

As obras de construção do instituto, orçado em mais de R$ 20 milhões, foram iniciadas em janeiro de 2015.