Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa do biogás

Inscrições para a 4ª edição do Interlaboratorial estão abertas

Objetivo da ação é de melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre biogás

Inscrições para a 4ª edição do Interlaboratorial estão abertas

Os laboratórios interessados em participar da 4ª edição do Estudo Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia podem fazer as inscrições gratuitamente até o próximo dia 27 de julho, pela internet, no link http://www.cnpsa.embrapa.br/survey/index.php/648636?lang=pt-BR. O ensaio é promovido pela Rede BiogásFert, sob coordenação da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). O objetivo da ação é de melhorar a integração entre os laboratórios que desenvolvem atividades de pesquisa sobre biogás, apontar parâmetros de desempenho individual de laboratórios para os ensaios propostos, monitorar o desempenho dos laboratórios, disponibilizar informações para a identificação e solução de problemas analíticos e agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios.
 
De acordo com o analista da Embrapa Ricardo Steinmetz, um dos organizadores do evento, nesta edição duas novidades são destaque. Uma delas é a integração com laboratórios da América Latina, o que aumenta a relação de laboratórios participantes externos ao Brasil. Essa ampliação ocorre por meio da parceria e articulações com a “Red de Biodigestores para Latino América y el Caribe” (RedBioLAC). “Além de ampliar o número de laboratórios participantes, visamos promover a sinergia com laboratórios estrangeiros com reconhecido conhecimento no tema biogás”, enfatisou Ricardo.

Também estão sendo planejadas duas reuniões presenciais com os participantes do interlaboratorial. A primeira será em setembro de 2018, em Foz do Iguaçu, durante o X° Encuentro RedBioLAC. Nesta ocasião ocorrerá o sorteio dos códigos dos laboratórios, distribuição das amostras (que serão entregues em mãos) e orientações sobre as etapas do estudo. A segunda reunião está prevista para ocorrer em maio de 2019, durante o VI International Symposium on Agricultural and Agroindustrial Waste Management.

O principal resultado das ações interlaboratoriais é a criação de uma base nacional de dados sobre pesquisas em biogás, uniformizando o conhecimento adaptado às condições brasileiras e comparando os dados com bases científicas internacionais.