Fotovoltaica

Inovação solar promete revolucionar mercado do agronegócio

Os agricultores que utilizam esse equipamento conseguem expressiva redução de custo com energia elétrica de até 70%

Inovação solar promete revolucionar mercado do agronegócio

Releases EmpresasUma linha composta por um bomba submersa vibratória para captação de água com o uso de energia solar fotovoltaica chama atenção de agricultores e pecuaristas do Brasil.  O sistema que contém uma bomba, um driver e um módulo solar, proporciona redução de até 70% no consumo da energia elétrica. A energia proveniente do módulo solar é fornecida à bomba através do driver de forma eficiente, que, por sua vez, proporciona maiores vazões com baixa potência e um bombeamento independente das flutuações do nível de radiação solar, permitindo que a bomba opere em dias nublados, sem uso de baterias e principalmente em grandes áreas como extensas fazendas, por exemplo.

Os agricultores que utilizam esse equipamento conseguem expressiva redução no uso de potência elétrica e conseguem captar grandes quantidades de água, além de aumentarem sua produtividade, já que podem instalar a bomba em locais afastados. “O sistema anauger solar foi um grande passo, pois pudemos oferecer aos agricultores, um produto que funciona exclusivamente com energia solar e proporciona a eles, economia constante sem agredir ao meio ambiente. Os usuários podem promover desde pequenas irrigações em hortas até grandes extensões de plantações, em fazendas com larga produção, por exemplo. Tudo isso com economia e facilidade”, explica Marco Aurélio Gimenez, Diretor Comercial da Anauger.

O produto que pode ser alimentado exclusivamente por energia solar, é capaz de bombear até 8 mil litros de água ao dia. O diretor de operações da Anauger, Salvador Pugliese, conta que foram realizados diversos estudos de retorno para viabilizar o desenvolvimento desse produto, que auxilia agricultores e empresários, além de promover captação de água doméstica, com baixo custo e manutenção zero. “Quando patenteamos essa inovação, já sabíamos que seria um sucesso. Tanto que é a bomba que mais chama atenção do público nacional e internacional em feiras que a empresa participa”, conclui.