Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fibras

Grupo realiza estudo sobre aplicação de inibidores de florescimento em sorgo etanol

Resultados demonstraram que houve aumento no Brix e no teor de fibras e diminuição no acamamento

Um estudo técnico desenvolvido pela Nexsteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro de matérias-primas sustentáveis para as indústrias de bioenergia, biocombustíveis e bioprodutos, verificou o efeito do inibidor de florescimento nos teores de açúcar de três híbridos de sorgo etanol nas regiões de MT e GO. Os resultados demonstraram que houve aumento no Brix e no teor de fibras e diminuição no acamamento.

A aplicação deste inibidor de florescimento no sorgo etanol visa a qualidade tecnológica da matéria-prima, um desafio que a empresa tem para garantir que o sorgo seja entregue na unidade industrial com o máximo de açúcares fermentescíveis por tonelada.

O sorgo etanol é uma cultura complementar à cana-de-açúcar para fabricação de bioetanol e bioenergia. Devido ao seu rápido ciclo, e por ser uma cultura mecanizável, pode ser incluída no processo de produção agroindustrial das usinas.

O estudo realizado pela empresa será apresentado no 10º Congresso Nacional da STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, em Ribeirão Preto- SP.  O evento reúne diversos segmentos do setor sucroenergético do Brasil e da América Latina.