Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Governador Geraldo Alckmin participa da primeira fábrica de painéis solares no Brasil

Empreendimento da Canadian Solar apoiado pela Investe SP e pela Apex-Brasil recebeu investimentos de R$ 80 milhões, gerando dois mil empregos diretos e indiretos

 

A Canadian Solar inaugurou em Sorocaba nesta quinta-feira, 8 de dezembro, sua primeira fábrica brasileira para a fabricação de módulos fotovoltaicos. O projeto foi trazido para o Brasil com apoio da Agência de promoção de Investimentos e Exportações do Governo do Estado de São Paulo (Investe São Paulo) e da Agência Brasileira de Promoção Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante a cerimônia de abertura, o governador Geraldo Alckmin ressaltou o apoio que o Estado dá a investimentos que ajudam o país a desenvolver energia limpa. “A perspectiva da energia solar é fascinante, e nós valorizamos empresas que investem e preservam o meio ambiente. O Brasil vai entrar agora em um ano de saída da crise, e uma das estratégias de desenvolvimento para o futuro é a energia solar”, comentou, lembrando o potencial do País para esse tipo de geração de eletricidade.

A nova planta da Canadian Solar foi construída em parceria com a Flex Energy Solutions e é considerada a maior fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil, capaz de entregar anualmente cerca de 400MW de módulos feitos inteiramente em território nacional.

“Nós sabemos o potencial que o Estado de São Paulo tem para abrigar a maior parte da cadeia produtiva da indústria de energias renováveis. Esse tipo de projeto é atendido com prioridade pela Agência, e a consolidação de mais esse empreendimento mostra a confiança dos investidores na economia paulista”, afirma o presidente da Investe SP, Juan Quirós, também presente na inauguração.

“Estamos satisfeitos com nossa parceria com a Flex no Brasil. Escolhemos trabalhar com a empresa devido à sua vasta experiência no desenvolvimento e gerenciamento da cadeia de suprimentos local”, comenta o Dr. Shawn Qu, Presidente e CEO da Canadian Solar Inc, que abriu a cerimônia. “A Canadian Solar tem um portfólio de 390 MWp de projetos solares no Brasil que devem entrar em operação comercial em 2017 e 2018. A nova fábrica irá fornecer os produtos para nossos projetos e para o mercado interno”, complementa.

“Estamos fortemente comprometidos com o desenvolvimento da indústria solar no Brasil, ao mesmo tempo em que ajudamos o governo local a alcançar os objetivos e a promover a transformação do sistema elétrico Brasileiro em soluções baseadas em energias limpas”, disse Scott Graybeal, vice-presidente sênior da Flex Energy Solutions.

O diretor de negócios da Apex-Brasil, André Fávero, também participou da cerimônia, destacando todo o apoio dado pela Agência para o projeto das duas empresas. “Esperamos vários outros anúncios de investimentos no setor no próximo ano, já que o Brasil representa importante mercado, em especial por dois fatores: demanda continuada por meio de leilões governamentais de energias alternativas e alta incidência solar.”, afirma Maria Luisa Cravo Wittenberg, gerente de investimentos da instituição.

Ainda participaram da solenidade o Secretário de Planejamento e Energia do Ministro de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannuzio, o prefeito eleito da cidade José Crespo, o Embaixador do Canadá, Riccardo Savone e diversas outras autoridades.

A Canadian Solar ganhou três projetos de energia solar fotovoltaica localizados em Pirapora e Vazante, no estado de Minas Gerais. O projeto Pirapora I, de 191,5 MWp, está em construção e deverá entrar em operação comercial no terceiro trimestre de 2017. Todo esse projeto será abastecido pelos módulos produzidos em Sorocaba.

Conforme anunciado pela empresa em coletiva realizada em junho de 2016, o projeto envolveu investimentos de R$ 80 milhões, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.