Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Google vai comprar energia eólica da Noruega para abastecer data centers em toda Europa

O projeto eólico fornecerá energia renovável para os data centers do Google na Europa por 12 anos. Esse arranjo entre fronteiras é possível graças a um mercado de energia cada vez mais integrado na Europa

O parque de energia eólica de Tellenes, na Noruega, vai receber 50 novas turbinas onshore para produzir energia limpa equivalente ao consumo anual de 30.000 residências norueguesas. Os desenvolvedores do projeto são a Zephyr AS e a Norsk Vind Energi AS. Fundos administrados pela BlackRock estão financiando o capital para o projeto que começa a ser construído agora em julho de 2016. A previsão é de que a operação total do projeto ocorra no final de 2017.

As turbinas eólicas, cada uma com capacidade de 3,2 megawatts e diâmetro de rotor de 113 metros, serão montadas em Rogaland, no sul de Stavanger, na Noruega. O projeto eólico fornecerá energia renovável para os data centers do Google na Europa por 12 anos. Esse arranjo entre fronteiras é possível graças a um mercado de energia cada vez mais integrado na Europa. Em particular, o mercado Nord Pool escandinavo permite que o Google compre energia renovável com Garantia de Origem certificada na Noruega, e consuma uma quantidade equivalente de energia em qualquer parte da Europa.

“Empresas de tecnologia como o Google estão cada vez mais cobrindo suas demandas crescentes por energia com energia eólica limpa. Tellenes também será um dos maiores projetos eólicos onshore na Noruega”, afirmou Thomas Richterich, CEO da Divisão de Energia Eólica e Renováveis Onshore da Siemens – empresa que fornecerá as turbinas para o projeto.