Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Editora

Gessulli Agribusiness: com muita história para contar, a editora mais antiga do Brasil comemora 108 anos de edições ininterruptas

No mercado desde 1909, a Gessulli Agribusiness registrou a transformação do agronegócio brasileiro e pretende lançar todo seu acervo em uma Biblioteca Virtual gratuita e de livre acesso às gerações atual e futura.

Gessulli Agribusiness: com muita história para contar, a editora mais antiga do Brasil comemora 108 anos de edições ininterruptas

A Gessulli Agribusiness comemora 108 anos de vida e de edições ininterruptas. No mercado desde 1909, a editora se especializou em publicações voltadas para o agronegócio tendo como primeira publicação a revista Chacaras e Quintaes. Atualmente publica as revistas Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial, Biomassa e Bioenergia e o Guia Gessulli nas versões impressa e digital.

“A revista, ao longo de suas edições, conta toda a história do agronegócio e da industrialização da avicultura e da suinocultura no Brasil. A produção de carnes de aves e suínos no Brasil para o mercado interno e externo tem contribuído ao longo desses anos para o desenvolvimento econômico do país”, ressalta Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness. “A mesma coisa aconteceu com a suinocultura, só que é uma onda mais recente. Essa modernização começou há cerca de 30, 40 anos”, completa Ricardo Gessulli, também diretor da Gessulli Agribusiness.

Com experiência reconhecida no setor, a Gessulli Agribusiness também é responsável pela organização de feiras e eventos, sendo a realizadora da AveSui – a maior feira de aves, ovos e suínos da América Latina. Colecionando prêmios pela contribuição com o desenvolvimento do agronegócio, em especial a avicultura e a suinocultura, a editora se orgulha de chegar a sua 1261ª publicação de forma ininterrupta.

“É muito importante tratar de questões que envolvam a agroeconomia hoje, porque foi o único setor que fechou com o PIB positivo no Brasil. Além disso, há indícios de que é o agronegócio que vai amenizar e reerguer o país da crise financeira, já que ele carrega essa característica de ser produtor de grãos e de frangos”, avalia Andrea. 

Biblioteca Virtual

Na sede da editora, a Gessulli Agribusiness armazena todas as revistas do único acervo completo com edições desde 1909. Devido a importância da revista e de seu conteúdo histórico, a editora pretende lançar um projeto que vai digitalizar, organizar e disponibilizar na internet todo o acervo, gratuitamente, com o objetivo de poder auxiliar em pesquisas acadêmicas, já que a revista acompanhou de perto e registrou esse processo de industrialização e, hoje, da evolução no mundo do agronegócio.

As edições retratam a sociedade à época, com seus costumes por meio de textos, fotos e anúncios. O acervo corresponde a primeira iniciativa de comunicação rural do país, principalmente abrangendo períodos em que a maioria da população brasileira vivia no campo, com cidades formadas em parte por grandes chácaras.

É possível encontrar nas revistas os primeiros textos de José Reis, que na década de 1930 trabalhava no Instituto Biológico de São Paulo e passou orientar sitiantes sobre doenças nas aves. Reis se tornaria depois um dos principais ícones do jornalismo e da divulgação científica do País. Chacaras e Quintaes teve ainda a escritora Julia Lopes de Almeida como uma de suas colaboradoras durante a década de 1910 e a edição de aniversário de 95 anos foi realizada pela historiadora Ana Luiza Martins.

As edições trazem a trajetória das mais diversas atividades agrícolas e pecuárias, orientações sobre pragas, fundações de institutos de pesquisa e universidades, perfil de ministros e secretários de agricultura, traduções de textos internacionais e uma série de outras informações relevantes para compreender o País daqueles dias e o de hoje. 

Captação de Recursos pela Lei Rouanet

O projeto realizado através do Instituto Oswaldo Gessulli e aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet está em andamento e em fase de captação de recursos para ser executado.

Criado com o objetivo de resgatar e difundir a memória e cultura do agronegócio e da história do setor agrícola e pecuário brasileiro, assim como discutir o seu futuro, o Instituto Oswaldo Gessulli reúne diversas iniciativas, como desenvolvimento de ações educativas e culturais relacionadas ao conteúdo temático que se propõe a preservar, como a edição de livros, seminários, cursos, congressos e outras atividades.

Para saber mais, participar ou apoiar este projeto único entre em contato com a Gessulli Agribusiness através do e-mail [email protected]