Investimento

GE anuncia plano de aquisição da LM Wind Power por US$ 1,65 bilhão

A aquisição está avaliada em oito vezes os resultados pro forma antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), estimativa 2016. A espera fechar o acordo na primeira metade de 2017.

GE anuncia plano de aquisição da LM Wind Power por US$ 1,65 bilhão

A GE, empresa líder mundial do setor industrial digital anunciou intenção em adquirir a LM Wind Power, empresa fabricante e fornecedora de pás de rotor para a indústria eólica baseada na Dinamarca, por US$ 1,65 bilhão [€1,5 bilhão]. O acordo traz o design e fabricação de pás para turbinas eólicas para o negócio de energias renováveis da GE, melhorando sua capacidade para aumentar a produção de energia e criar valor para clientes onshore e offshore. Desde 2001, a LM Wind Power tem sido de propriedade da Doughty Hanson, uma empresa de capital privado baseada em Londres.

A aquisição está avaliada em oito vezes os resultados pro forma antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), estimativa 2016. A transação está sujeita à aprovação regulatória e governamental de costume, e a GE espera fechar o acordo na primeira metade de 2017. A GE tem a expectativa de que aquisição impacte positivamente seus resultados já em 2018.

Como o custo das energias renováveis continua a cair e as nações procuram formas de geração de energia de baixa emissão de carbono, as fontes renováveis estão ganhando espaço na capacidade de geração. Em 2015, aproximadamente 50% das novas adições na capacidade de geração de energia foram provenientes de fontes renováveis, e a energia eólica representou 35% desse crescimento.

Segundo Jérôme Pécresse, presidente e CEO da GE Renewable Energy, “a inovação no setor das turbinas eólicas é impulsionada pela ciência dos materiais e do design, elementos-chave da GE Store. Nós, assim como a LM Wind Power, temos um longo pipeline de inovações técnicas que podem reduzir ainda mais o custo da eletricidade. Com a nossa presença global combinada, podemos construir soluções para clientes em todo o mundo. Esta combinação vai ajudar a sustentar o crescimento da indústria de energia eólica como um todo”.

“A aquisição da LM Wind Power, uma fornecedora líder para o setor eólico, nos ajudará a alcançar esse objetivo. Em outras palavras, seremos mais locais, teremos mais flexibilidade e conhecimento em design e fornecimento de turbinas e uma maior habilidade de inovar e reduzir os custos de produtos, ao mesmo tempo em que melhoramos o desempenho dos equipamentos. Também desenvolveremos nossas capacidades digitais e de serviços. Tudo isso será bom para os clientes, para a competitividade no setor e para o crescimento da energia eólica no mundo todo.”

Marc de Jong, CEO da LM Wind Power, disse: “este acordo vai unir a velocidade e o foco da cultura empreendedora da LM com as capacidades operacionais e de engenharia de categoria mundial da GE. Nossas organizações são altamente complementares, e a transação nos posiciona bem para responder mais rapidamente às necessidades do cliente e melhorar o desempenho das turbinas eólicas, para, em última análise, reduzir o custo da energia. Estamos ansiosos para trabalhar de perto com a equipe da GE Renewable Energy, para acelerar nossa estratégia de crescimento e continuar a fornecer maior valor para todos os nossos clientes.”

Com mais de três décadas de experiência e 190 patentes, a LM Wind Power é a fornecedora líder de pás de turbina para a indústria eólica, oferecendo desenvolvimento, fabricação, serviço e logística de pás. Hoje, a GE não produz pás e a LM é a sua maior fornecedora de pás. Desde 1978, a LM Wind Power já produziu mais de 185.000 pás, correspondendo a aproximadamente 77 gigawatts (GW) de capacidade eólica instalada, o que pode substituir efetivamente aproximadamente 147 milhões de toneladas de CO2 a cada ano. Seu sucesso foi alcançado por meio de um compromisso com um constante aprimoramento, qualidade, custo, pesquisa e desenvolvimento de produto, além de excelente relacionamento com os clientes. A operação global da LM Wind Power inclui plantas localizadas em quatro continentes, incluindo a Dinamarca, Espanha, Polônia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil, em ou perto de todas as principais regiões produtoras, para que o setor eólico possa servir eficientemente a seus clientes locais.

Pécresse destacou que “a LM tem uma equipe excelente, com uma paixão forte por sua missão de alimentar um mundo mais limpo. O seu valor de foco no cliente, trabalho em equipe e participação estão em harmonia com nossos próprios valores. Estou certo que juntos vamos ajudar a definir o futuro da energia.”

A GE Renewable Energy espera gerar um crescimento sólido ao longo dos próximos anos. A integração com as atividades da Alstom Energia está no caminho certo e a demanda global é robusta. O negócio pode aproveitar plenamente de todos os elementos da GE Store e a GE espera um crescimento sustentável em termos de margem e de retorno.

Após o fechamento do acordo, a GE pretende operar a LM como uma unidade independente dentro da GE Renewable Energy e vai continuar a atender e aumentar o atendimento a todos os clientes do setor, com a intenção de expandir esses relacionamentos. A GE vai manter a possibilidade de adquirir pás de outros fornecedores. A LM continua a ser conduzida pela equipe de gerenciamento e terá sua sede em Kolding, Dinamarca, onde mantém ainda um centro global de tecnologia.