Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estados Unidos

Gás verá seu futuro como backup da energia solar em eclipse raro

Durante o próximo eclipse de 21 de agosto, operadoras de parques solares gigantescos cederão participação de mercado às geradoras de gás natural de partida rápida

Gás verá seu futuro como backup da energia solar em eclipse raro

Durante o próximo eclipse de 21 de agosto, operadoras de parques solares gigantescos, da Califórnia às Carolinas, cederão participação de mercado às geradoras de gás natural de partida rápida, e também às plantas hidrelétricas e a outras fontes, que preencherão a lacuna quando o céu escurecer. O evento celeste, o primeiro eclipse solar total visível nos 48 estados da parte continental dos EUA desde 1979, proporcionará aos proprietários de turbinas a gás a chance de brilhar, apesar da projeção de que com o tempo o combustível fóssil será substituído pela energia solar e eólica.

O eclipse ocorre em meio a uma transformação da rede elétrica dos EUA na qual recursos flexíveis complementarão a crescente oferta de energia solar e eólica. As instalações solares se multiplicaram por nove de 2012 para cá e até 2040 as fontes renováveis deverão suprir tanta demanda de eletricidade dos EUA quanto o gás, segundo a Bloomberg New Energy Finance.

A “rede elétrica do amanhã” terá que lidar cada vez mais com a oferta flutuante de energia do vento e do sol e ao mesmo tempo incorporar turbinas a gás de partida rápida durante eventos como o próximo eclipse, disse Stephen Berberich, presidente da California ISO, a operadora da rede do estado. As operadoras também usarão novas tecnologias para controlar a demanda quando a Lua bloquear completamente o Sol ao longo de um corredor de 113 quilômetros de largura que se estenderá do Oregon à Carolina do Sul.

Com base em um cálculo da Bloomberg de projeções de rede, a oferta de energia solar poderá cair mais de 9.000 megawatts, total equivalente a aproximadamente nove reatores nucleares.

Para ajudar a manter as luzes acesas, a Operadora do Sistema Independente da Califórnia (Caiso, na sigla em inglês) recorrerá à rede estatal de geradores a gás e represas hidrelétricas para compensar a perda de cerca de 6 gigawatts de produção solar durante três horas. A Duke Energy afirmou que utilizará geradores a gás na Carolina do Norte, o maior estado em produção de energia solar depois da Califórnia, para compensar a queda esperada de 92 por cento na produção, para cerca de 200 megawatts ao longo de 90 minutos.

A North American Electric Reliability Corporation não prevê problemas de confiabilidade porque as operadoras da rede se planejaram durante meses para o eclipse.

“Considerando que o momento e o caminho do eclipse são bem compreendidos e estão bem refletidos nas projeções de geração solar da Caiso e de outras operadoras de rede, o envio ou redução da geração seria gerenciado como parte das operações de rotina”, disse Steve Krum, porta-voz da First Solar, a maior operadora de usinas solares dos EUA.

A AutoGrid Systems afirma que algumas empresas distribuidoras de energia usarão seus sistemas de software para desligar equipamentos desnecessários durante o pico do eclipse e para religá-los lentamente à medida que a energia solar retornar, disse Adam Todorski, diretor de tecnologia de produto da empresa com sede em Palo Alto, Califórnia.