Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EDF Energies Nouvelles

Francesa EDF compra maioria das ações em usina solar mineira

A transação soma-se a outros negócios envolvendo ativos de energia no Brasil anunciados nos últimos dias

A subsidiária brasileira da francesa EDF Energies Nouvelles comprou, nesta terça-feira, o total de 80% de um complexo de geração solar fotovoltaica que a Canadian Solar CSIQ.O construirá em Minas Gerais. A informação partiur da companhia canadense, em comunicado aos investidores.

A transação soma-se a outros negócios envolvendo ativos de energia no Brasil anunciados nos últimos dias. Entre eles, a compra de usinas eólicas da Odebrecht pelo Grupo NC, da farmacêutica EMS, na sexta-feira. E de hidrelétricas da norte-americana Duke Energy, pela chinesa Three Gorges, na segunda-feira.

Usina solar

As usinas solares da Canadian envolvidas na operação, com um total de 191,5 megawatts-pico (MWp), estão em início de construção. A produção já foi totalmente comercializada, após leilão promovido pelo governo para a contratação de usinas fotovoltaicas, em 2015. As empresas não revelaram o valor do negócio.

O complexo deverá iniciar a operação comercial no terceiro trimestre de 2017, com placas solares fornecidas pela própria Canadian Solar. A indústria canadense anunciou, recentemente, a abertura de uma unidade de módulos fotovoltaicos no Brasil. Além de Pirapora I, a Canadian Solar possui outras usinas solares a serem implementadas no Brasil, em um total de 394 megawatts-pico.

Já o vice-presidente executivo em energias renováveis da EDF (EDF.PA:Cotações) e presidente executivo da EDF Energies Nouvelles, Antoine Cahuzac, destacou em nota o grande interesse da companhia pelo Brasil, onde os franceses constroem atualmente duas usinas eólicas e a hidrelétrica de Sinop.

— Tudo isso confirma a forte ambição de fortalecer e diversificar o portfólio de ativos renováveis do Grupo EDF no Brasil — afirmou.

Megausina

A maior usina de geração de energia fotovoltaica (solar) da América Latina será instalada em Pirapora, no Norte de Minas. A construção vai gerar 2 mil postos de trabalho nas obras de implantação da unidade. De imediato, serão feitos os serviços de terraplanagem. Quando a usina entrar em atividade, serão empregadas 150 pessoas em caráter permanente, dizem os gestores.

A megausina de energia fotovoltaica vai entrar em funcionamento em agosto de 2017. O fornecimento será de 150MW para o Sistema Interligado Nacional de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O cronograma prevê que em novembro de 2017, a unidade passará a fornecer para o sistema nacional mais 90MW. Após a maturação do projeto, terá alcançando uma geração de 240MW.

Os novos proprietários da planta têm por objetivo aumentar a sua capacidade de produção, devendo ampliar ainda mais a unidade de Pirapora. Para isso, a empresa pretende participar dos novos leilões do governo federal, promovidos pela Aneel, para a geração de energia solar. A usina em Pirapora vai ocupar uma área de 650 hectares, localizada na Fazenda Marambaia. Fica a sete quilômetros da área urbana. A fazenda pertence a um grupo empresarial que arrendou o terreno para a multinacional por 20 anos.

Além da incidência do sol na região, outro fator que contribuiu para a instalação da usina de energia fotovoltaica em Pirapora é a existência, no município, de uma subestação de energia. A instalação permite a conexão da nova unidade geradora com o sistema nacional. O município também facilitou as negociações para a locação do terreno. Contribuiu para que fosse concedida a licença de instalação do empreendimento, com a aprovação do projeto pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram).