Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Fábrica portuguesa trabalha 100% a energia solar

É a primeira do mundo a conseguir o feito de só depender de si própria para ter recursos energéticos. A Wood One, em Paredes, já esteve à beira da falência

Fábrica portuguesa trabalha 100% a energia solar

Reprodução: IGOR MARTINS / GLOBAL IMAGENS

Contam-se exatamente 1485 painéis solares, capazes de produzir, cada um, 400 kilowatts por hora. São eles que fazem da Wood One uma indústria pioneira a nível mundial: é a primeira fábrica autossustentável a energia solar. A empresa de mobiliário de escritório, geriátrico, hospitalar, escolar e de hotelaria de Lordelo, Paredes, em vias de falir há oito anos, prepara-se agora para crescer exponencialmente com as novas instalações e novos mercados.

“Em 2008, a empresa faturava 500 mil euros, tinha 21 funcionários e estava prestes a encerrar. Decidi comprá-la, mantive os funcionários e investi em novas instalações e máquinas que nos permitiram fazer o que a concorrência não fazia”, recorda Manuel Luís Martins, 52 anos, CEO da Wood One.

O investimento de quase dois milhões de euros foi comparticipado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e permitiu “aumentar a faturação 300%”, como recorda o empresário, que começou por ser diretor comercial noutra empresa até que, há oito anos, decidiu trabalhar por conta própria.

Mal abriram as candidaturas do Portugal 2020, a Wood One já tinha a candidatura preparada e foi das primeiras a serem aprovadas: desta vez, 6,3 milhões de euros foram investidos na construção das novas instalações de 11 mil metros quadrados e nos painéis solares, na compra de máquinas de última geração e na contratação de mais três dezenas de funcionários. “Já estamos com 53 postos de trabalho e vamos ter de contratar outros dez em breve”, anuncia Manuel Luís Martins, um CEO que se gaba de “dar aumentos salariais antes de serem pedidos” e “sempre que um trabalhador domina máquinas novas ou cumpre objetivos”.

Tal como a proximidade da administração e dos trabalhadores – o gabinete do CEO abre diretamente para a área de produção – foi considerada “fundamental para manter a equipa motivada e dedicada”, a autossuficiência energética da fábrica era uma necessidade evidente: “Só em energia elétrica, temos uma conta mensal de sete mil euros. A poupança com energia solar é mais do que relevante”, aponta o CEO, explicando que também as aparas de madeira recolhidas nas máquinas de corte de madeira são aproveitadas para aquecer as estufas de pintura e a própria fábrica no inverno.

“A única coisa que me tem aborrecido é que o contrato [Portugal 2020] não me permite doar a energia que sobra durante o fim de semana quando não estamos a trabalhar. Tenho desgosto em pensar no desperdício, por isso estou a pensar criar postos de carregamento de veículos elétricos dentro da empresa para, ao fim de semana, as frotas das autarquias poderem vir aproveitar gratuitamente o que produzirmos. Caso contrário, temos de desligar os painéis para não haver sobrecarga”, confidencia o empresário.