Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Painel

EUA testam pista que produz energia solar na rota 66

Experimento será realizado em ponto de descanso da estrada, no Missouri  

EUA testam pista que produz energia solar na rota 66

Foto: Reprodução O Globo / Divulgação

O Departamento de Transportes do Missouri (MoDOT, na sigla em inglês), nos EUA, está iniciando os testes com painéis solares capazes de substituir o asfalto em estradas, ao mesmo tempo em que produz energia. O ponto escolhido para receber as primeiras placas foi uma instalação de descanso para motoristas na cidade de Conway, nas margens da icônica Rota 66, que corta o país de Chicago à Califórnia. Trata-se apenas de um experimento, mas caso seja bem-sucedido, tem o potencial de revolucionar o setor elétrico e de transportes.

” A expectativa é que as estradas solares criem novas fontes de receita. Se essa versão de futuro for realista, as estradas poderão se pagar”, disse Tom Blair, engenheiro assistente do MoDOT e líder do projeto, em entrevista ao jornal local “News Tribune”.

Os painéis são desenvolvidos pela start-up Solar Roadways. O custo ainda é uma barreira, com preço estimado dez vezes mais caro que o asfalto tradicional. Resta saber se, no longo prazo, o investimento se paga. De acordo com o site da fabricante, cada placa mede cerca de 0,4 metros quadrados, e gera em média 48 watts, dependendo das condições climáticas.

A expectativa do MoDOT é que a instalação das placas elétricas em uma pequena área de aproximadamente 22 metros quadrados seja capaz de abastecer o gasto energético de todas as estruturas do ponto de descanso, reduzindo os gastos com energia. As obras serão concluídas até o fim do ano. Segundo a fabricante, caso o asfalto de todas as rodovias dos EUA fosse substituído pelas placas solares, a produção energética seria três vezes superior ao total consumido no país.