Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Solar Roadways

EUA realiza primeiro teste público de 'estradas solares'

Os painéis solares da c são feitos para substituir a pavimentação de estradas por uma pavimentação "inteligente" que produz energia

EUA realiza primeiro teste público de 'estradas solares'

A empresa estadunidense Solar Roadways anunciou por meio do Twitter que inciou na última sexta-feira, 30 de setembro, o primeiro teste público de seus painéis solares de pavimentação. O teste está acontecendo na praça Jeff Jones da cidade de Sandpoint, no estado de Idaho.

Os painéis solares da Solar Roadways são feitos para substituir a pavimentação de estradas por uma pavimentação “inteligente” que produz energia. Eles têm formato hexagonal e pesam até 31 quilos cada. Além de absorver a luz do sol e produzir energia, eles podem ser iluminados de cores diferentes – o que acaba com a necessidade de se pintar faixas de trânsito, já que as luzes da estrada podem ser programadas por computador.

Eles também podem se aquecer para derreter neve que se acumule sobre eles. Com isso, além de se manter visíveis, eles resolvem um problema bastante grave das latitudes extremas: a necessidade de se limpar constantemente a neve das estradas. 

De acordo com a rede de televisão local KREM2, os painéis também oferecem aderência semelhante à do asfalto e concreto, não se deslocam mesmo caso haja um tornado ou tufão. Seu idealizador, Scott Brusaw, afirma que se todas as estradas dos EUA fossem pavimentadas com painéis desse tipo, o país produziria três vezes mais energia do que gasta.

O teste

Embora se trate de uma tecnologia extremamente promissora, seu primeiro teste ainda é bem modesto. Trinta painéis da Solar Roadways foram instalados na praça Jeff Jones da cidade de Sandpoint. Segundo a prefeitura da cidade, os painéis poderão ser iluminados de maneira controlada para orientar o trânsito e produzirão energia suficiente para abastecer a fonte e os banheiros públicos da praça.