Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Estudantes desenvolvem projeto para construir primeiro barco solar do ES

Ao todo, 18 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)  compõem a equipe

Estudantes desenvolvem projeto para construir primeiro barco solar do ES

O grupo agora está em busca de patrocínio e de ajuda para conseguir os objetos necessários para a construção do barcoA Energia Solar se tornou objeto de estudos de um grupo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O “Solares” é um projeto de extensão de alunos de engenharia, que tem como missão divulgar e explorar aplicações de energia solar e construção naval e vai dar vida ao primeiro barco solar do Estado. 

Ao todo, 18 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação compõem a equipe. Para o Gerente de Marketing do projeto, Rafael Castro, o Estado tem um grande potencial para energia solar e a construção do barco é um pontapé para explorar esse recurso.”O Espírito Santo tem potencial grande para energia solar, mas ela não é tão desenvolvida assim. Assim, o melhor jeito de começar foi construindo o primeiro barco movido exclusivamente a energia solar”, explicou. 

O estudante explica ainda que outros itens foram desenvolvidos como apresentação do projeto. Um exemplo é o carregador solar de celular. “Nós temos um carrinho solar e também o carregador solar de celulares, que foram iniciativas que começaram no ano passado. Queríamos explorar algo para mostrar que a equipe estava surgindo, aí desenvolvemos e colocamos o carregador no prédio para o pessoal ver”, explica. 

Com o projeto pronto, o grupo agora está em busca de patrocínio e de ajuda para conseguir os objetos necessários para a construção do barco. Uma delas vem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se comprometeu a ajudar e agora só precisa de transporte para trazer os materiais. Com a criação do barco, o grupo participa do Desafio Solar Brasil 2017, no Rio de Janeiro. 

Evento 

O Desafio Solar Brasil é um rali de barcos movidos à energia solar para estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas e assim divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros. A data da edição deste ano ainda não foi divulgada, mas os estudantes já se preparam para apresentar o barco.