Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

Estudante cria bicicleta elétrica movida a energia solar

A invenção é de um estudante da Etec de Ourinhos, resultado de seis meses de estudos dentro do curso de eletrotécnica

Estudante cria bicicleta  elétrica movida a energia solar

Uma bicicleta elétrica tem chamado a atenção dos moradores de Ipaussu (SP). Isso porque acopladas a bike vão várias placas de energia solar.

“É uma bicicleta legal. Eu nunca tinha visto aqui no Brasil e quando eu vi ele dando umas voltas por aqui em Ipaussu parei para perguntar o que era. Eu já tinha visto essas placas, mas não sabia que era de energia solar”, afirma o morador Maycon da Silva.

A invenção é de um estudante da Etec de Ourinhos, resultado de seis meses de estudos dentro do curso de eletrotécnica. “É uma energia renovável, não emite poluente, ocupa pouco espaço na via”, explica Marcos Antonio Filho.

A bicicleta tem autonomia pra rodar 10 km aproximadamente, e pode alcançar uma velocidade de até 40 km/h. Se acabar a energia não tem problema, é só regular as placas na direção do sol, esperar de 40 a 50 minutos, para que as baterias recarreguem, e seguir viagem.

O investimento foi de R$ 5 mil. O estudante pretende patentear o projeto e aguarda respostas de algumas empresas fabricantes de bicicletas elétricas que se interessaram pela ideia.

“O objetivo é estimular as pessoas a procurar esse tipo de energia renovável, a gente sabe que hoje os nossos recursos naturais a gente tem uma limitação e a gente precisa pensar nisso.”