Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biomassa

Estado aposta em biomassa para geração de energia

São Paulo busca atingir meta de produção de energia renovável até 2020.

Estado aposta em biomassa para geração de energia

Não é de hoje que o estado de São Paulo vem estudando propostas referentes à produção de energia renovável. Muitos estudos realizados durante todos os anos permitiram que a efetivação do Plano Estadual de Energia acontecesse.

De acordo com os especialistas paulistas, o plano teve como objetivo estabelecer diretrizes, programas e ações com foco no suprimento energético do estado de São Paulo, de forma que o incentivo para fontes renováveis tivesse crescimento.

Para Milton Flávio Marques Lautenschlager, subsecretário de energias renováveis da Secretaria de Estado de Energia, o papel das energias renováveis varia muito entre os países. Apesar dos grandes incentivos, esse tipo de energia ainda é usado somente 12,5% por parte dos governantes. O insumo energético mais utilizado ainda é o petróleo e seus derivados.

Com a Conferência do Clima, que aconteceu em dezembro de 2015 em Paris, as coisas devem mudar nos próximos anos. Após o comprometimento dos países com metas para reduzir o aquecimento global, o aumento de energia renovável deve crescer no Brasil. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (Pnuma) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) cerca de 20 bilhões de empregos podem surgir com os investimentos em energias limpas, principalmente nos setores sucroenergético, solar e de biocombustíveis.

Para o plano paulista de energia a meta estabelecida é que até em 2020 São Paulo venha a mudar sua matriz energética, tendo como base 69% em energias limpas. Apesar da Constituição do Brasil achar impossível a meta, o estado paulista tentará atingi-la.