Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Escócia produz energia eólica suficiente para abastecer país por um dia

Marco foi alcançado com ajuda de vendaval e queda no consumo  

Alguns países estão avançando rapidamente na substituição da matriz energética por fontes renováveis. Na Escócia, turbinas eólicas foram capazes de suportar toda a demanda do país por um dia, um marco no projeto de substituição dos combustíveis fósseis. De acordo com análises do WWF, os fortes ventos, de até 180 quilômetros por hora, elevaram a produção para 106% da demanda total residencial e comercial do dia 7 de agosto.

— Enquanto o clima extremo no domingo provocou problemas para muitas pessoas, ele também provou ter sido um bom dia para a produção de energia eólica, com as turbinas de vento sozinhas fornecendo o equivalente a toda a necessidade energética da Escócia — disse Lang Banks, diretor do WWF, ao “Independent”. — Este momento foi possível graças, em parte, aos muitos anos de apoio político, que fizeram com que, ao longo do ano, fontes renováveis contribuam por mais da metade das necessidades energéticas.

Por causa do vendaval, uma plataforma de petróleo foi danificada na manhã de segunda-feira no litoral de Carloway, e serviços de trens foram suspensos em várias regiões por causa da queda de árvores sobre as linhas. Em algumas cidades, como Dundee, foram registrados cortes no fornecimento de energia elétrica.

É possível que a marca já tenha sido batida anteriormente, mas a medição é possível apenas desde o ano passado. Os dados mostraram que as turbinas eólicas produziram 39.545 megawatts por hora durante as 24 horas de domingo, sendo que o consumo total de eletricidade naquele dia foi de 37.202 megawatts por hora.