Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso

Esalq debaterá bioenergia no Brasil e integração universidade-empresa em Aula Magna

Evento contará com a presença dos secretários estaduais de Agricultura, Meio Ambiente e Energia e palestra com o professor José Goldenberg, presidente da Fapesp.

Com a finalidade de celebrar a criação do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia das 3 Universidades Estaduais Paulistas, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) promoverá, no próximo dia 17 de março de 2015, às 13h30, no Salão Nobre do Edifício Central, o “Fórum sobre Bioenergia no Brasil: Integração Universidade – Empresa”.

Como destaque da programação, as 15h, o presidente da Fapesp, professor José Goldenberg, preferirá a Aula Magna “A importância dos setores de Energias Renováveis para o desenvolvimento do Brasil” que marca o início do semestre letivo da ESALQ em 2016, da Graduação e da Pós-Graduação.

 “O evento trará a oportunidade para debatermos com o setor privado as necessidades reais do desenvolvimento da Bioenergia para o Estado de São Paulo”, comenta o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, lembrando que os Secretários de Estado de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o de Energia, João Carlos de Souza Meirelles, e de Meio Ambiente, Patricia Iglecias, confirmaram presença. Outras informações pelo e-mail [email protected].

Programação
13:30   Abertura – Apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral Luiz de Queiroz e boas-vindas do Reitor da USP, Professor Marco Antonio Zago, e do Diretor da ESALQ, Professor Luiz Gustavo Nussio
 
13:45   Palavras do Reitor da USP, Professor Marco Antonio Zago, da Pró-Reitora de Pesquisa da UNESP, Professora Maria José Soares Mendes Giannini, e do Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da UNICAMP, Professor Luiz Augusto Barbosa Cortez
 
14:15  Palavra do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim
 
14:30  Palavra do Secretário Estadual de Energia, João Carlos de Souza Meirelles
 
14:45   Palavra da Secretária Estadual de Meio Ambiente Patricia Iglesias
 
15:00 Apresentação do Professor José Goldemberg, Presidente da FAPESP, da aula magna da Graduação e Pós-Graduação – “A importância dos setores de Energias Renováveis para o desenvolvimento do Brasil”
 
15:50 Apresentação do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia (USP-UNICAMP-          UNESP), Prof. Dr. Carlos Alberto Labate – Coordenador do Programa
 
16:10 Coffee break
 
16:25 Mesa redonda moderada por Luiz Carlos Correa Carvalho, Presidente da CANAPLAN e Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, com a participação:
•         Arnaldo Jardim, Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento
•         João Carlos de Souza Meirelles, Secretário Estadual de Energia
•         José Goldemberg, Presidente da FAPESP
•         Fernando Figueiredo, Presidente da ABIQUIM
•         Alan Bojanic – Diretor da FAO
•         Jaime Finguerut – Assessor de Tecnologia do CTC
•         Antonio Alberto Stuchi – Diretor de Inovação da Raízen
 
18:00 Encerramento: Reitor da USP, Professor Marco Antonio Zago, e Diretor da ESALQ, Professor Luiz Gustavo Nussio