Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Solução

Energia fotovoltaica é o caminho contra desperdício de eletricidade na indústria

Fotovoltaica é sugerida como a melhor solução para combater o desperdício sem gerar impactos no meio ambiente

A energia fotovoltaica foi apontada como solução ideal para combater desperdício de eletricidade na indústria. A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) alerta que a cada ano são desperdiçados cerca de 10% de toda a energia gerada no Brasil na média dos segmentos industrial, comercial e residencial. Cerca de 3% do desperdício de energia elétrica foi ocasionado por conta da queda na produção industrial.

40% da energia elétrica do País é consumida apenas pelo setor industrial, que tem potencial de economia entre 6,2% e 10% da energia elétrica produzida. A energia fotovoltaica é sugerida como a melhor solução para combater o desperdício sem gerar impactos no meio ambiente, ao mesmo tempo em que se promove a sustentabilidade por meio daeficiência energética.

O desperdício de eletricidade na indústria ocorre quando se utiliza equipamentos que gastam uma quantidade maior de energia. Um exemplo são as esteiras em linhas de produção. Se estruturadas para comportar mil produtos, a queda na produção por conta da economia atual gera desperdício, pois o equipamento continua sendo utilizado da mesma forma, mas carregando uma quantidade menor de produtos.