Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia eólica

Energia eólica deve responder por 20% da eletricidade mundial até 2030

Previsão está em relatório de conselho global, divulgado pela Abeeólica. Emissões de CO2 devem ser reduzidas mais de 3,3 bi de toneladas ao ano.

Até 2030, a energia eólica poderá chegar a 2.110 GW e responder por até 20% da energia mundial, segundo estimativa do GWEC (Global Wind Energy Council), divulgado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

A previsão é que sejam criados 2,4 milhões de novos empregos e que as emissões de CO2 sofram redução de mais de 3,3 bilhões de toneladas por ano. Também está prevista a atração de investimentos anuais da ordem de 200 bilhões de euros.

“Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam olhar com seriedade para os compromissos que assumiram em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa uma matriz livre de combustíveis fósseis antes de 2050 e a energia eólica vai desempenhar um papel importante para que possamos chegar lá”, disse Steve Sawyer, secretário-geral GWEC, por meio de nota.

De acordo com Sawyer, a energia eólica é a opção mais competitiva para agregar mais capacidade à matriz elétrica em muitos mercados em crescimento, como Áfria, Ásia e América Latina.

“Mas se desejamos cumprir os acordos de Paris, isso vai significar acabar com plantas de energia de combustíveis fósseis e substitui-las por eólica, solar, hídrica, geotérmica e biomassa. Esta será a parte difícil e os governos deverão agir com muita seriedade para cumprir o que foi prometido.”