Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso

Encontro possibilita troca de experiências sobre o biogás entre países da América Latina e Caribe

O encontro será na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, na Costa Rica, entre os dias 7 e 11 de novembro

A Rede de Biodigestores para a América Latina e Caribe (RedBioLac) vai realizar um intercâmbio internacional para debater questões relacionadas ao biogás e à utilização dos biodigestores. O encontro será na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, na Costa Rica, entre os dias 7 e 11 de novembro.

Os principais objetivos são promover o debate entre os representantes de diversos países, ampliar a rede de contatos e mostrar o conhecimento técnico e os últimos resultados nas pesquisas sobre biodigestão anaeróbica. A troca de experiência será realizada por meio de curso básico e especializado, uma excursão técnica, congresso e pela II Feira Nacional do Biogás. O tema deste ano será “Biodigestores: Contribuindo para o Desenvolvimento com Baixas Emissões”.

Releases Empresas

Profissionais das áreas científicas e técnicas, instituições de pesquisas públicas e privadas, produtores, Organizações Não-Governamentais (ONGs), estudantes e o público em geral podem participar. Estrangeiros terão a oportunidade de concorrer a um programa de bolsas com direito a passagens aéreas e hospedagem e também estão disponíveis descontos para visitantes nacionais ou residentes. Segundo a Coordenadora-Geral da RedBioLac, Mariela Pino, é um encontro necessário para debater os usos e as experiências do biogás. “A rede de contatos entre esses países trabalhando nesse tema é de grande importância e uma troca muito valiosa de experiências entre os profissionais envolvidos”, diz.

A RedBiolac promove a tecnologia de biogás, suas aplicações para a mitigação das mudanças climáticas e massificação dos digestores em escala doméstica e produtiva em prol da troca de experiências entre os profissionais do ramo. A partir desse princípio, o grupo realizou sete edições em diferentes países membros da RedBioLac. Peru, México, Nicaragua, Honduras, Colômbia e Chile foram as outras sedes. A edição de 2016 é a oitava e pela segunda vez será na Costa Rica.

O grupo trabalha no intercâmbio internacional com apoio aos estudantes para aprenderem as boas práticas e realizarem trabalhos e pesquisas nos países de atuação da rede. Organizam seminários pela internet para propagar as experiências nas zonas rurais na aplicação dos biodgestores. Além de copilar materiais e documentos de pesquisa em uma biblioteca online com acesso público.

A RedBioLac tem apoiado a criação de redes nacionais, como a RedBioCOl na Colômbia, de energia de biomassa. O encontro é organizado junto com a Associação Costa-Riquenha de Biogás (ASOBIOGAS).

Releases Empresas