Fonte CEPEA

Ver cotações

Renovável

Empresa curitibana revoluciona o mercado de geração de energia elétrica

A Solidda Energia tem todo seu trabalho baseado em combustíveis renováveis

Empresa curitibana revoluciona o mercado de geração de energia elétrica

Há muitos anos, a geração de energia elétrica é um assunto que preocupa os grandes líderes mundiais, que buscam alternativas renováveis para diminuir ao máximo os efeitos negativos ao planeta. No Brasil, uma empresa curitibana tem se destacado por oferecer soluções para geração de energia com base em combustíveis renováveis, com foco em indústrias e comércios que podem se beneficiar da regulamentação da microgeração, tornando-se autossuficientes em energia elétrica.

Atuando em todo Brasil e em outros países da América Latina, a Solidda, que foi fundada em 2008, desenvolve projetos completos de geração de energia elétrica, com potência entre 250kW e 6000kW, utilizando, por exemplo, biomassas, cavaco de madeira, casca de arroz, bagaço de cana e biogás. “Trabalhamos com tecnologia exclusivas desenvolvidas por nós, com custo bem atrativo, e direcionadas para cada projeto. Hoje, somos a única empresa brasileira que fornece esse serviço focado em baixa potência, e temos o objetivo de popularizar na indústria a possibilidade de geração própria de energia”, explica o engenheiro Rodrigo Duarte, diretor da empresa.

O grande diferencial da empresa curitibana é a personalização de cada projeto conforme a necessidade de cada segmento. A Solidda desenvolveu uma linha própria de maquinhas, além de um conceito de montagem em “skid”, onde o equipamento sai de fábrica completamente montado em um chassi que pode ser transportado em um caminhão tipo truck. Além disso, a Lei da Microgeração, aprovada em 2012, fez com que a empresa tivesse um crescimento acelerado, já que as indústrias e comércios que investem em energias renováveis passaram a ser beneficiados.

“Estamos envolvidos em todas as etapas desses projetos. Desenvolvemos as ideias, estudamos os casos, fabricamos as máquinas e os sistemas elétricos, planejamos o layout da usina e fazemos toda a instalação em campo. Tudo isso levando em consideração as características de cada cliente”, detalha Duarte.

Resíduos de madeira se transformam em energia

Um dos últimos projetos da Solidda Energia, finalizado no final de 2016, deu origem a um sistema de geração de energia elétrica de potência instalada de 500 kW, com base na utilização de resíduos de madeira. O projeto implantado na cidade de União da Vitória, no Paraná, foi desenvolvido para a fábrica da Ótima Portas, que agora utiliza do resíduo de madeira do processo produtivo de portas para gerar sua própria energia elétrica sem se desconectar da rede da concessionária.

“O sistema funciona com um relógio bidirecional que mede toda a energia excedente que é exportada à rede, durante à noite quando o consumo é menor, e mede também toda a energia que volta da Copel, nos períodos de maior consumo. No final do mês, a Ótima Portas ainda tem créditos de energia elétrica que podem ser consumidos em até 5 anos”, completa Rodrigo.