Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Boas práticas

Embrapa e Sebrae celebram convênio para fortalecer pequenos negócios rurais

Convênio de cooperação técnica e financeira atende as áreas de aquicultura, agroecologia e produção orgânica

Embrapa e Sebrae celebram convênio para fortalecer pequenos negócios rurais

A Embrapa e o Sebrae assinaram, nesta sexta-feira (27), em Brasília (DF), convênio de cooperação técnica e financeira nas temáticas de “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais: Agregação de Valor e Tecnologia”; “Aquicultura com Tecnologia e Sustentabilidade – Aquitech”; “Mapa de Oportunidades de Apoio à Valorização de Produtos Agroalimentares”; e “Agroecologia e Produção Orgânica –  Conhecimentos e Tecnologias para Sistemas Produtivos mais Sustentáveis”. Os planos de trabalho também contam com a parceria da Fundação Eliseu Alves – FEA. A formalização da cooperação ocorreu na abertura do Prospera Agro, evento organizado pelo Sebrae para debater com especialistas em diversos segmentos do agronegócio a importância dos pequenos negócios rurais para a economia brasileira. 

A programação comemora o Dia do Produtor Rural (25/07) e do Agricultor (28/07). Durante o evento, também foam celebrados convênios em exercício do Sebrae com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin. O Sebrae também aderiu ao Global Good Agricultural Practices (Global GAP) e iniciar uma atuação estratégica de apoio à adoção das boas práticas agrícolas pelos pequenos produtores rurais.

“O Brasil é reconhecido como celeiro do mundo graças às suas características territoriais e à grande base produtiva, composta por mais de cinco milhões de unidades. Nesse contexto, as pequenas propriedades rurais têm um papel fundamental na garantia da segurança alimentar da população, na geração de emprego e no fortalecimento da economia brasileira”, explica a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes. 

Para o pesquisador Maurício Lopes, presidente da Embrapa, os quatro planos de trabalho (Aquitech, Produtos Agroalimentares, Inteligência Estratégica no Agronegócio, e Agroecologia e Produção Orgânica) que darão início à cooperação técnica com o Sebrae fortalecem a capacidade de ambas instituições desenvolverem inovações para mercados com amplo potencial de crescimento. “Os pequenos agricultores brasileiros precisam, mais que nunca, ter acesso a informações, conhecimentos e inovações tecnológicas. As instituições de fomento, pesquisa e extensão precisam atuar de forma inteligente e sinérgica para o desenvolvimento de soluções que viabilizem a elevação do desempenho e a inserção econômica dos pequenos agricultores, respeitando as diversidades regionais e culturais que marcam o nosso país continental”, enfatiza Maurício.  

Foco em inovação e fortalecimento de pequenos negócios

O Aquitech visa promover o desenvolvimento tecnológico da aquicultura brasileira e irá atuar nas cadeias de produção do tambaqui, tilápia, pirarucu, tambaqui, camarão e ostra nativa. O plano de trabalho sobre agroecologia e produção orgânica tem foco em inovação, ampliação de mercado e fortalecimento dos pequenos negócios do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe, visando sistemas produtivos mais sustentáveis, com destaque à produção de alimentos orgânicos, segmento que apresenta elevado crescimento de mercado e está conectado com a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis. 

Outro plano de trabalho com potencial de agregar valor à produção de pequenos negócios rurais tem enfoque na valorização de produtos agrofamiliares por meio do desenvolvimento de mapa de oportunidades para inclusão socioprodutiva. A iniciativa pretende aproximar e ampliar mercados, e promover a conexão entre produção, processamento, distribuição e consumo de produtos agroalimentares diferenciados, com ênfase em produtos da região nordeste. Por fim, a atuação conjunta da Embrapa e do Sebrae em inteligência estratégica irá estruturar e difundir conhecimento em tecnologia e gestão para o fortalecimento dos pequenos negócios rurais com foco na consolidação de nichos de mercado e na adoção de práticas que possam contribuir com a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios rurais.

Após a assinatura dos convênios, o presidente da Embrapa apresenta a palestra “Papel dos Pequenos Negócios Rurais em um País Considerado o Celeiro de Alimentos do Mundo”. A programação do Prospera Agro contempla ainda os painéis “Biodiversidade, Produção Orgânica e Mercados de Nicho” e “Regulamentação de Leis que Impactam os Pequenos Negócios Rurais”.