Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projetos

Emae quer investir em energias renováveis e busca parceiros para desenvolver projetos

Empresa quer gerar energia a partir de fontes como eólica, fotovoltaica, biomassa, resíduos sólidos urbanos e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)

A Emae – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A., publicou nesta quinta-feira, 19 de maio, chamada pública para selecionar parceiros para desenvolver projetos em geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

A empresa, especialista em energia a partir de fonte hidráulica, quer diversificar suas atividades e produzir energia elétrica principalmente a partir de eólica, fotovoltaica, biomassa, resíduos sólidos urbanos e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

“As energias do futuro são as renováveis. A matriz energética paulista tem 53% de renovabilidade, mas nos próximos 25 anos esse número deverá crescer fortemente. A Emae é uma empresa jovem e está acompanhando essa tendência, por isso quer ampliar sua atuação no mercado de energia”, explica o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, que também é presidente do Conselho Deliberativo da Emae.

A participação da empresa poderá ser por meio de capital ou bens, incluindo disponibilização de áreas para a implantação dos empreendimentos. O modelo é parecido com o que está sendo realizado na sede da Emae para a instalação de novas termelétricas a gás natural em parceria com a AES Tietê e o consórcio Simens/Gasen.

“Essas novas parcerias poderão se dar por SPE – Sociedade de Propósito Específico e a Emae quer entrar como minoritária nesses negócios. Vamos diversificar nossas ações, mas sem fugir do nosso objetivo central que é a geração de energia elétrica”, diz o diretor presidente da Emae, Luiz Carlos Ciocchi.

Os novos empreendimentos participarão de futuros leilões no Ambiente de Contratação Regulada – ACR e Ambiente de Contratação Livre – ACL.

Poderão participar deste processo empresas detentoras de projetos, investidoras, instituições financeiras e fundos de investimentos com registro firmado na CVM há
pelo menos um ano, isolados ou em consórcio.

O procedimento completo para participação e formulário de cadastramento poderão ser obtidos no endereço www.emae.com.br.

Parque Térmico Pedreira

A Emae assinou, em março de 2016, memorando de entendimentos com as empresas AES Tietê e Siemens/Gasen para o desenvolvimento de projetos de construção, implantação e operação de usinas termoelétricas a gás natural no bairro Pedreira, na capital paulista. O empreendimento deverá chegar a 1.500 MW de potência e investimento de cerca de R$ 6 bilhões.