Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biomassa

Ecoperativa realiza pré-lançamento de usinas a biomassa

 As usinas utilizarão biomassa provenientes de podas de árvores de ruas e praças da região metropolitana de Curitiba

Ecoperativa realiza pré-lançamento de usinas a biomassa

A Ecoperativa, criadora da Cooperativa de Energia Paraná I, primeira cooperativa de energia em geração distribuída do estado, está fazendo o pré-lançamento de mais 4 usinas de produção de energia elétrica, utilizando como insumo biomassa de fontes renováveis.

Estas usinas utilizarão biomassa provenientes de podas de árvores de ruas e praças da região metropolitana de Curitiba. As usinas terão potência de geração na ordem de 1MW cada, suficientes para abastecer no final do projeto, mais de 10.000 residências. As plantas serão instaladas no município de Fazenda Rio Grande (PR), e a energia injetada na rede poderá ser compensada nas contas dos futuros cooperados em toda região do Paraná que são atendidas pela Copel.

Neste plano de negócios, a Ecoperativa está possibilitando pessoas físicas e/ou jurídicas, inclusive outras cooperativas, em investirem neste mercado de energia. O investimento na área de energia renovável é uma tendência mundial. O Brasil, com a expectativa de retorno de crescimento, demandará cada vez mais energia elétrica para as residências, empresas e indústrias e a Geração Distribuída poderá contribuir enormemente neste cenário, possibilitando os próprios usuários a gerarem sua energia, de forma limpa e sustentável.

Cada nova usina demandará investimentos da ordem de R$ 8MM cujo valor será dividido em cotas entre os investidores, permitindo a entrada neste mercado desde o pequeno investidor até os investidores de maior porte.

Todo o modelo de negócio está baseado nas resoluções da 482/2012 e 687/15 da Aneel e na lei 5.764/71 das cooperativas, tornando o investimento seguro, rentável e socio-ambientalmente responsável.

Mais informações – Para mais informações, a Ecoperativa disponibiliza os seguintes telefones/e-mail para contato: (41) 3057-5550 / 98794-6857 e [email protected]. (Ecoperativa)